quinta-feira, 31 de agosto de 2017

WEBCAM E O PROGRAMA QUE SUBSTITUIU O MOUSE

WEBCAN E O PROGRAMA QUE SUBSTITUIU O MOUSE

Por: Josiane Lasta 1313600, Itamara Maria Gadini 1318839
PAP: Lucas do Rio Verde - MT

Data: 31/08/2017

Fonte:
www.google.com.br/search?q=imagens+eviacam&source=lnms&tbm=isch&as=X&ved=OahUKEwimw8rFi_vVAhXsAsAKHS...

EVIACAM e WEBCAN o programa de computador que chegou para agregar em conhecimento e acessibilidade, o programa não tem custo algum, possibilitando a escola este recurso. A escola Raio de Sol da turma do 3º ano do ensino fundamental turno matutino, localizada no município de Lucas do Rio Verde MT, adquiriu este programa com o objetivo de proporcionar a inclusão e melhor atendimento individual de um aluno da escola, onde o mesmo é portador de paralisia cerebral. O programa junto com o webcam traz algumas ferramentas que são muito importantes para o aluno poder ter acesso a informações de informática. Esse programa facilitou, pois tem uma configuração na ferramenta que pode deixar a mesma mais rápida ou lenta, nesta configuração ele pode travar, clicar normal, rolar direita e esquerda e clicar em dois cliques. O clique tem uma janela de configuração onde o aluno pode configurar para a opção de perfil, quanto mais alto o número, leva mais tempo para clicar, pois nem sempre o aluno consegue acompanhar a velocidade.

 “O funcionamento da eviacam é simples, pois ele usa as imagens captadas por seu webcam com referência para controlar o potencial do mouse, para isso um quadrado é responsável por identificar o seu rosto e monitorar cada movimento realizado por sua cabeça. Desta forma, tudo o que ele precisa fazer é conectar sua webcam e instalar o aplicativo para começar a desbravar seu computador com a cabeça’’. Apresentado o programa é o aluno que vai escolher a melhor forma de se adaptar.

 O professor Marcos de informática junto com a professora Elena regente da turma, perceberam que o aluno Jairo possui limitações na coordenação motora fina, o professor vendo sua dificuldade em manusear o teclado convencional, disponibilizou para o mesmo outro programa, teclado virtual, nesta etapa o professor teve mais um desafio treinar o aluno para se adaptar, mas para surpresa o aluno se adaptou com maior facilidade, assim ele sentiu mais segurança em manusear o teclado virtual.

O professor trabalha com ele duas vezes por semana e complementa o que a professora aplica na sala de aula, trabalha o alfabeto, completa palavras, separa sílabas, matemática, atividades de raciocínio logico, tangram e quebra cabeça. Esse programa ajudou a complementar as atividades pedagógicas e aumentando a autoestima do aluno. Antes de conhecer o programa Jairo manuseava o mouse com sua mão esquerda, devido sua deficiência dificultava a interação com o teclado, por isso clicava muitas vezes fora da tecla e perdia sua concentração, isso o deixaria irritado por não conseguir seu objetivo, com o treinamento do teclado virtual se adaptou melhor, hoje ele está mais tranquilo, Jairo fica na expectativa para chegar os dias de informática para manusear o computador e fazer suas atividades. Apesar de Jairo ter se adaptado não quer dizer que todos vão se adaptar com esse programa, o professor tentou usar em outro aluno e ele não obteve os mesmos resultados.

“Conforme um texto publicado no blog de Bruno Torres, a acessibilidade não é puro altruísmo e sim preocupar-se com o próximo com inteligência e visão mercadológica. Pois tornar acessíveis suas publicações, produtos e serviços para um público alvo não convencional com necessidades especiais significa abranger um público em potencial tanto no aspecto social como econômico. Dando continuidade para esta linha de raciocínio, acessibilidade aplicada à web, significa que pessoas portadoras de necessidades sejam perfeitamente capazes de usa-las para atingir tal objetivo, nada mais logico e sensato que o aproveitamento da evolução do hardware e software para o desenvolvimento e mecanismos e interfaces. A acessibilidade contempla todo o tipo de necessidade especial, incluindo a visuais, auditivas, físicas, de fala, cognitivas e neurológicas’’.

O professor trabalha na máquina os mesmos conteúdos aplicados em sala de aula, fazendo um reforço para ajudá-lo na sua memorização com o que lhe é passado em sala,  nessas duas horas em contado direto com a tecnologia ele pode se conectar com o mundo virtual, fazendo uso de aplicativos como: youtube, facebook, Hotmail, entre outros, mesmo o aluno tendo se adaptado melhor com o teclado virtual o professor precisa estar atento para auxiliá-lo nas configurações do perfil, conforme o movimento da cabeça ele pode sair das configurações e desabilitar o programa, deixando a criança ansiosa e insegura, por isso é de suma importância um bom profissional e com uma formação adequada onde possa transmitir seu conhecimento e tranquilizando a criança para que não aja nem um desconforto físico e emocional na formação do aluno.

A direção da escola percebeu que os professores e o aluno estiveram em sintonia com o novo programa que fez toda a diferença na inclusão, nesse caso,  aluno que possuem paralisia cerebral, vendo os resultados obtidos  a escola investe mais em tecnologia principalmente nos programas gratuitos, dessa forma pode-se envolver as outras turmas que também podem conhecer o programa eviacam para fazer o uso do mesmo, os alunos tendo o conhecimento podem da mesma forma colaborar com o professor e ajudar no desempenho de colegas  que possui qualquer tipo de deficiência. Jairo melhorou seu desenvolvimento e tornou-se uma criança satisfeita com a acessibilidade que propuseram a ele.

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