WEBCAN E O PROGRAMA QUE
SUBSTITUIU O MOUSE
Por: Josiane Lasta 1313600, Itamara
Maria Gadini 1318839
PAP: Lucas do Rio Verde - MT
Data: 31/08/2017
Fonte:
www.google.com.br/search?q=imagens+eviacam&source=lnms&tbm=isch&as=X&ved=OahUKEwimw8rFi_vVAhXsAsAKHS...
EVIACAM e WEBCAN o
programa de computador que chegou para agregar em conhecimento e
acessibilidade, o programa não tem custo algum, possibilitando a escola este
recurso. A escola Raio de Sol da turma do 3º ano do ensino fundamental turno
matutino, localizada no município de Lucas do Rio Verde MT, adquiriu este
programa com o objetivo de proporcionar a inclusão e melhor atendimento
individual de um aluno da escola, onde o mesmo é portador de paralisia
cerebral. O programa junto com o webcam traz algumas ferramentas que são muito
importantes para o aluno poder ter acesso a informações de informática. Esse
programa facilitou, pois tem uma configuração na ferramenta que pode deixar a
mesma mais rápida ou lenta, nesta configuração ele pode travar, clicar normal,
rolar direita e esquerda e clicar em dois cliques. O clique tem uma janela de
configuração onde o aluno pode configurar para a opção de perfil, quanto mais
alto o número, leva mais tempo para clicar, pois nem sempre o aluno consegue
acompanhar a velocidade.
“O funcionamento da eviacam é simples, pois
ele usa as imagens captadas por seu webcam com referência para controlar o
potencial do mouse, para isso um quadrado é responsável por identificar o seu
rosto e monitorar cada movimento realizado por sua cabeça. Desta forma, tudo o que
ele precisa fazer é conectar sua webcam e instalar o aplicativo para começar a
desbravar seu computador com a cabeça’’. Apresentado o programa é o aluno que
vai escolher a melhor forma de se adaptar.
O professor Marcos de informática
junto com a professora Elena regente da turma, perceberam que o aluno Jairo
possui limitações na coordenação motora fina, o professor vendo sua dificuldade
em manusear o teclado convencional, disponibilizou para o mesmo outro programa,
teclado virtual, nesta etapa o professor teve mais um desafio treinar o aluno
para se adaptar, mas para surpresa o aluno se adaptou com maior facilidade, assim
ele sentiu mais segurança em manusear o teclado virtual.
O professor trabalha com
ele duas vezes por semana e complementa o que a professora aplica na sala de
aula, trabalha o alfabeto, completa palavras, separa sílabas, matemática, atividades
de raciocínio logico, tangram e quebra cabeça. Esse programa ajudou a
complementar as atividades pedagógicas e aumentando a autoestima do aluno. Antes
de conhecer o programa Jairo manuseava o mouse com sua mão esquerda, devido sua
deficiência dificultava a interação com o teclado, por isso clicava muitas
vezes fora da tecla e perdia sua concentração, isso o deixaria irritado por não
conseguir seu objetivo, com o treinamento do teclado virtual se adaptou melhor,
hoje ele está mais tranquilo, Jairo fica na expectativa para chegar os dias de
informática para manusear o computador e fazer suas atividades. Apesar de Jairo
ter se adaptado não quer dizer que todos vão se adaptar com esse programa, o professor
tentou usar em outro aluno e ele não obteve os mesmos resultados.
“Conforme um texto publicado no blog de Bruno Torres, a
acessibilidade não é puro altruísmo e sim preocupar-se com o próximo com
inteligência e visão mercadológica. Pois tornar acessíveis suas publicações,
produtos e serviços para um público alvo não convencional com necessidades
especiais significa abranger um público em potencial tanto no aspecto social
como econômico. Dando continuidade para esta linha de raciocínio,
acessibilidade aplicada à web, significa que pessoas portadoras de necessidades
sejam perfeitamente capazes de usa-las para atingir tal objetivo, nada mais
logico e sensato que o aproveitamento da evolução do hardware e software para o
desenvolvimento e mecanismos e interfaces. A acessibilidade contempla todo o
tipo de necessidade especial, incluindo a visuais, auditivas, físicas, de fala,
cognitivas e neurológicas’’.
O professor trabalha na
máquina os mesmos conteúdos aplicados em sala de aula,
fazendo um reforço para ajudá-lo na sua memorização com o que lhe é passado em
sala, nessas duas horas em contado
direto com a tecnologia ele pode se conectar com o mundo virtual, fazendo uso
de aplicativos como: youtube, facebook, Hotmail, entre outros, mesmo o aluno
tendo se adaptado melhor com o teclado virtual o professor precisa estar atento
para auxiliá-lo nas configurações do perfil, conforme o movimento da cabeça ele
pode sair das configurações e desabilitar o programa, deixando a criança
ansiosa e insegura, por isso é de suma importância um bom profissional e com
uma formação adequada onde possa transmitir seu conhecimento e tranquilizando a
criança para que não aja nem um desconforto físico e emocional na formação do
aluno.
A direção da escola
percebeu que os professores e o aluno estiveram em sintonia com o novo programa
que fez toda a diferença na inclusão, nesse caso, aluno que possuem paralisia cerebral, vendo os
resultados obtidos a escola investe mais
em tecnologia principalmente nos programas gratuitos, dessa forma pode-se envolver
as outras turmas que também podem conhecer o programa eviacam para fazer o uso
do mesmo, os alunos tendo o conhecimento podem da mesma forma colaborar com o
professor e ajudar no desempenho de colegas que possui qualquer tipo de deficiência. Jairo
melhorou seu desenvolvimento e tornou-se uma criança satisfeita com a
acessibilidade que propuseram a ele.
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