quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Software auxilia comunicação entre alunos ouvintes e surdos de escola pública

Software auxilia comunicação entre alunos ouvintes e surdos de escola pública
Por João Ricardo da Cruz, 560536
Polo – Lucas do Rio Verde-MT

Data 16/08/2017


Fonte: https://www.softonic.com.br

Facilitar a comunicação entre alunos ouvintes e surdos, promovendo a inclusão social e rompendo a barreira da desigualdade. Esses são objetivos de um grupo de professores da Escola Estadual Jorge Amado, localizada no município de Lucas do Rio Verde-MT, ao incluírem às aulas de Língua Portuguesa um software.

O ProDeaf, ou em português ProSurdo, é um conjunto de softweres criados por alunos da Universidade Federal de Pernambuco, que auxilia na comunicação entre pessoas ouvintes e surdas. A ferramenta pode ser baixada e facilmente utilizada em aparelhos celulares, tablets, computadores de mesa (desktop) ou notebooks.

Com dificuldades para fazer a interação entre alunos ouvintes e surdos dentro e fora da sala de aula, um grupo de professores da Escola Estadual Jorge Amado, iniciaram pesquisas afim de solucionar o problema. Atualmente a unidade escolar conta com 15 alunos surdos/mudos.    

Após várias pesquisas e testes em tecnologias que possibilitasse essa inclusão, os docentes chegaram ao ProDeaf, que de cara mostrou ser a melhor ferramenta a ser utilizada nas aulas de Português. O software auxilia os alunos na tradução de textos e voz em Português para Libras (Língua Brasileira de Sinais).

De acordo com os profissionais que lindam diariamente com o aplicativo, o resultado foi rápido e surpreendente. Todos os alunos, desde as series iniciais até os do ensino médio, aprenderam sem dificuldades a utilizar o ProDeaf. “Como nem todos os alunos possuem um aparelho celular ou tablete, nosso diretor adquiriu alguns computadores que são levados para a sala de aula e utilizados nas aulas de Português. Uma vez baixado o aplicativo nos notebooks, ele passa a fazer parte da aula como os cadernos, quadro negro e outros matérias do dia-a-dia de nossos alunos”, salientou a professora de Língua Portuguesa, Maria Helena Cavalcante.

Para operar o ProDeaf, não é necessário a utilização de internet. Uma vez baixado no aparelho desejado, o aplicativo oferece todas as condições para uma boa comunicação. Portanto, quando há a disponibilidade da rede, mais opções o softwere oferece ao usuário.
“Eu nunca consegui fazer os sinais de Libras. Ficava constrangido ao tentar me comunicar com meu amigo João Pedro que é surdo e mudo. Hoje, a gente consegue falar sobre as matérias de sala de aula. Até marcar um futebol no final da tarde. O ProDeaf é fácil de utilizar e é engraçado, pois tem um bonequinho em 3D que ajuda a gente, quando queremos falar com nossos colegas em sala de aula”, comentou o aluno do sexto ano, Luiz Henrique Ferreira, ao se referir ao aplicativo.

Dos 209 milhões de brasileiros, cerca de 45,6 milhões possuem algum tipo de deficiência, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, referente ao Censo 2010. Desse total, 10 milhões de compatriotas possuem deficiência auditiva. Se considerarmos que 2,5 milhões de brasileiros que declaram ter algum tipo de deficiência estão em idade escolar, é preciso ser pensado em políticas públicas e também soluções de fácil alcance para haver a inclusão desses alunos no meio educacional.

A escola Jorge Amado passa a ser exemplo ao ter a iniciativa de pensar, não somente no aluno surdo/mudo, mas no conjunto como um todo para haver a inclusão e interação entre todos. Uma vez que adaptados à ferramenta de comunicação (ProDeaf), alunos, professores e demais servidores da unidade escolar, rompem barreiras e mostram que é possível, sim, todos serem igual mesmo sabendo das diferenças de cada um.

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