DESCOBRINDO ALTERNATIVAS DE ENSINAR AUTISTAS.
Por, Juliana Ap° da Rocha Andrade,
RU:1014302, Sueli Ap° Leite, RU: 1175679.
Polo – PAP Lucas Do Rio Verde.
Data: 21/08/2017
Fonte:
Word Kids App
Visitando uma cidade do Mato Grosso me deparei com uma escola que chamou
a atenção porque há um numero significativo de alunos com inclusão.
A
escola possui 480 alunos e 81 deles é portador de alguma necessidade especial.
Sendo que 62 deles são do sexo masculino.
Como relatou a Diretora da Escola
Infantil e de Ensino Fundamental Renascença.
Dentre esses alunos o que apresenta
autismo é o maior número deles. Autismo de vários estágios, uns mais leves,
outros bem acentuados e com difícil entrosamento entre os colegas, sem
contar com os cadeirantes, necessidades visuais e outros.
Com a autorização da Diretora e da professora da turma do 2° ano do
Fundamental, fomos visitar os alunos dessa sala e logo percebemos os 3 alunos
inclusos e que havia um deles que se sentava num canto da sala e era bem
arredio, além de que não olhou para os visitantes com bons olhos, mas com ares
de muita desconfiança, ele portador de autismo acelerado.
A
professora foi nos mostrar os materiais que usavam em sala de aula com o J.M,
juntamente com a auxiliar que o acompanhava com as atividades propostas, pois
ele apresentava muita dificuldade em fazer amizade com os demais colegas.
Foi então que nos mostrou um fichário
onde continha a rotina diária do aluno a partir do momento que chegava na
escola até a saída para sua casa, isto é, o horário de chegada, entrada para
sala, afazeres na sala, horário do lanche, lavar as mãos, ir ao banheiro, beber
água, enfim todas as fichas ilustradas e escritas embaixo das gravuras e com
letras caixa alta, para assim ele ter mais autonomia.
Esse mesmo roteiro do fichário também
se encontrava em um notebook, ofertado pela Secretaria de educação do
Município. Na mesma ferramenta havia dois aplicativos onde J.M usava:__ whizkidgames.com___e __Word kids App__
O primeiro aplicativo mostra uma
família e uma criança que estavam se dirigindo à escola e todo o caminho
percorrido até a chegada à escola. Na volta o passeio ao parque onde havia
outras crianças a brincar.
Essa visão era muito apreciada pelo J.M
e mostrava interesse com a tecnologia e esse era o momento em que ele conseguia
aproximar de algum colega, de sua preferência, onde juntos trocavam
algumas poucas palavras e onde se iniciava uma nova amizade. Para cada vez J.M
convidava um colega para acompanhá-lo nesse aprendizado. Junto e com o
olhar atento da auxiliar eles estudavam matemática, as cores, figuras
geométricas, língua portuguesa e até inglês, uma forma agradável e divertida de
aprender.
Em
contrapartida a Diretora nos alertou que muitos professores não adotam o uso de
tecnologias em sala de aula pelo motivo da desordem e têm receio de
que
os alunos possam se aproveitar do
momento e pesquisarem outros assuntos fora do estudo.
Comentou também sobre a falta de
preparo dos professores com as novas tecnologias. É preciso que haja formação
continuada para se obter um bom resultado com os alunos e principalmente com os
inclusos.
De um lado pais preconceituosos, onde
muitos alegam que não dá certo essas tecnologias pois"só vão
querer ficar brincando"- Comentou a Diretora, de outro lado
os professores com a falta de preparo, muitas vezes alunos que comentam de
não poderem usar o notebook ou tablet para estudar como fazem os especiais.
Precisamos lembrar que estamos vivendo em novos tempos e precisamos nos conscientizar
dos quatro pilares da educação:
·
Aprender a conhecer.
·
Aprender a fazer.
·
Aprender a viver com os
outros.
·
Aprender a ser melhores professores.
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