quinta-feira, 31 de agosto de 2017



DESCOBRINDO ALTERNATIVAS DE ENSINAR AUTISTAS.

Por, Juliana Ap° da Rocha Andrade, RU:1014302, Sueli Ap° Leite,  RU: 1175679.           
Polo – PAP Lucas Do Rio Verde.

Data: 21/08/2017


Fonte: Word Kids App




          Visitando uma cidade do Mato Grosso me deparei com uma escola que chamou a atenção porque há um numero significativo de alunos com inclusão.
          A escola possui 480 alunos e 81 deles é portador de alguma necessidade especial. Sendo que 62 deles são do sexo masculino. 
Como relatou a Diretora da Escola Infantil e de Ensino Fundamental Renascença. 
Dentre esses alunos o que apresenta autismo é o maior número deles. Autismo de vários estágios, uns mais leves, outros bem acentuados e com difícil entrosamento entre os  colegas, sem contar com os cadeirantes, necessidades visuais e outros.
          Com a autorização da Diretora e da professora da turma do 2° ano do Fundamental, fomos visitar os alunos dessa sala e logo percebemos os 3 alunos inclusos e que havia um deles que se sentava num canto da sala e era bem arredio, além de que não olhou para os visitantes com bons olhos, mas com ares de muita desconfiança, ele portador de autismo acelerado.
          A professora foi nos mostrar os materiais que usavam em sala de aula com o J.M, juntamente com a auxiliar que o acompanhava com as atividades propostas, pois ele apresentava muita dificuldade em fazer amizade com os demais colegas.
Foi então que nos mostrou um fichário onde continha a rotina diária do aluno a partir do momento que chegava na escola até a saída para sua casa, isto é, o horário de chegada, entrada para sala, afazeres na sala, horário do lanche, lavar as mãos, ir ao banheiro, beber água, enfim todas as fichas ilustradas e escritas embaixo das gravuras e com letras caixa alta, para assim ele ter mais autonomia.
Esse mesmo roteiro do fichário também se encontrava em um notebook, ofertado pela Secretaria de educação do Município. Na mesma ferramenta havia dois aplicativos onde J.M usava:__ whizkidgames.com___e __Word kids App__
O primeiro aplicativo mostra uma família e uma criança que estavam se dirigindo à escola e todo o caminho percorrido até a chegada à escola. Na volta o passeio ao parque onde havia outras crianças a brincar. 
Essa visão era muito apreciada pelo J.M e mostrava interesse com a tecnologia e esse era o momento em que ele conseguia aproximar de algum colega, de sua preferência,  onde juntos trocavam algumas poucas palavras e onde se iniciava uma nova amizade. Para cada vez J.M convidava um colega para acompanhá-lo nesse aprendizado. Junto e com o   olhar atento da auxiliar eles estudavam matemática, as cores, figuras geométricas, língua portuguesa e até inglês, uma forma agradável e divertida de aprender.
          Em contrapartida a Diretora nos alertou que muitos professores não adotam o uso de tecnologias em sala de aula pelo motivo da desordem  e têm receio de que 
os alunos possam se aproveitar do momento e pesquisarem outros assuntos fora do estudo.
Comentou também sobre a falta de preparo dos professores com as novas tecnologias. É preciso que haja formação continuada para se obter um bom resultado com os alunos e principalmente com os inclusos. 
De um lado pais preconceituosos, onde  muitos  alegam que não dá certo essas tecnologias pois"só vão querer ficar brincando"- Comentou a Diretora, de outro lado os professores com a falta de preparo, muitas vezes alunos que comentam de não poderem usar o notebook ou tablet para estudar como fazem os especiais.
          Precisamos lembrar que estamos vivendo em novos tempos e precisamos nos conscientizar dos quatro pilares da educação: 
                         ·          Aprender a conhecer.
                         ·          Aprender a fazer.
                         ·          Aprender a viver com os outros.
                         ·          Aprender a ser melhores professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário