Edelvan Luis Faccioni, RU: 1728575
Polo – Lucas Do Rio Verde
Data:
23/08/2017
Professora da rede pública de ensino, inova na inclusão de pessoas com necessidades especiais, nas aulas na rede de Ensino e Educação Básica, em uma escola no estado do Acre, com o um simples aplicativo o celular, ela foi capaz de fazer com que os alunos interagissem com dois alunos que possuem uma necessidade especial.
Em
uma cidade, na região norte do Brasil, uma professora inovou ao ministrar aula
para seus alunos, com a inclusão digital e acessibilidade, e ajuda do maior
companheiro de todo mundo, o celular. A professora Maria Cândida Melks em seu
primeiro dia de aula, foi surpreendida com dois alunos novos que se mudaram
para a cidade, ao dar sequência as aula ela percebeu que os dois alunos e
irmãos Edy Maltes de Solza e Mario de Solza Maltes, não estavam se
socializando, tinham dificuldade ao entenderem a matéria, e dialogar com os
demais alunos.
Maria
é professora de ciências, veio a escola para substituir um professor que
retirou licença Premium, ao dar início a sua aula, pediu que a turma do 7º ano,
se juntassem em quartetos, ela notou que dois de seus alunos não se enturmaram
com os demais, foi em direção a eles e perguntou para os mesmos o por que não
haviam se socializado, com os demais, formado o grupo que ela havia pedido, ao
tentar dialogar com os dois irmãos ela teve uma surpresa, os mesmos possuíam
uma necessidade especial, eram surdos.
Mesmo
ela conseguido falar e gesticular na língua de sinais, com os dois, passou a
escrever no quadro para que os demais alunos pudessem expressar e entender o
que eles queriam falar, e o que os demais estavam falando, isso já estava
ficando um pouco cansativo, ela queria que os demais alunos conseguissem conversar
com os dois sem o intermédio dela. Então
ela por sua vez, lembrou de seu filho gostava muito de tecnologia, estava
sempre fuçando nesta área, falou sobre alguns aplicativos para celular que
melhoram a comunicação, entre as pessoas que apresentam certa dificuldade.
Ela
por sua vez deixou a sua turma fazendo uma atividade, se retirou da sala, foi
em direção a sala em que seu filho estuda, no segundo andar da escola de
Educação Básica Martin Rondon, perguntar para seu filho o nome do aplicativo
pois ela não tinha lembrado como era, ele aproveitou explicou o seu uso,
aplicação, instalação e uso pelos demais alunos.
Regressando
a sala de aula, pediu para seus alunos que possuíam celular em suas mochilas o
retirassem, e pesquisassem o aplicativo na rede chamado PRODEAF, instalassem em
seus aparelhos, enquanto isso ela ia explicando para os demais como funcionava,
que ao digitar no aplicativo ou ao falar o boneco ou melhor “o professor “,
vamos assim chama-lo, traduzia o texto ou a fala para libras, de uma forma
muito fácil de ser compreendida pelos alunos e reproduzida pelos mesmos.
Então
ela pediu que um dos alunos fizesse o sinal de “bom dia” em libras para os seus
colegas, Edy e Mario responderam com o gesto de “bom dia” em libras, então
todos passaram a se comunicar melhor dentro de sala de aula.
Quando
perguntamos para a professora como ela pensou nessa ideia, ela disse que um dia
conversando com seu filho sobre a importância das inovações tecnológicas dentro
de sala de aula, ele havia pesquisado coisas que viessem a ser utilizado em
sala de aula em seu dia a dia, apresentou para ela o aplicativo da PRODEAF que
fora desenvolvido na Universidade de Pernambuco por acadêmicos do curso de
ciências da computação, ao se depara com a dificuldade que eles possuíam, pois
havia um colega surdo no grupo em que eles estavam. Vendo essa dificuldade em
uma oportunidade de desenvolver um software para ajudar nessa questão, como a
inovação foi grande eles receberam apoio da faculdade e de investidores, que
por sua vez vieram a investir no desenvolvimento do aplicativo. Assim surgindo a empresa a Proativa
Soluções e Negócios em parceria com a Wayra Brasil – Telefônica, Microsoft,
Sebrae e CNPq. Como mostra no link da PRODEAF, http://prodeaf.net/.
Nossa
produção testou o aplicativo, muito simples por assim dizer, disponível no
Google play, App store e Windows Phone, o aplicativo é basicamente simples,
possui dois idiomas, português e inglês, uma interface interativa onde se
encontra o professor virtual, uma caixa de diálogo, tanto para você digitar
quanto para você falar, um mecanismo onde você pode ajustar a velocidade do
professor na sua gesticulação, é muito fácil o seu uso para a comunicação de
uma pessoa que não tem noção de libras para alguém que possui tal necessidade.
Mas
há um porém, quem não possui tal necessidade tem uma dificuldade, pois o
aplicativo não possui uma câmera que vê e lê os movimentos de gesticulação da
pessoa que fala pela língua de sinais Libras, tendo que entregar o dispositivo
para que a pessoa com necessidade digite o que ela quer falar. O aplicativo
deveria ter uma câmera que interpreta a língua de sinais e traduz para a língua
falada, para ficar mais fácil a conversa entre ambas as pessoas, como apesentado
no programa do Hoje em Dia, da TV Record no dia 4 de janeiro de 2012. Como
mostra no link no canal do youtube, https://www.youtube.com/watch?v=UEYGZr4yiVA&t=224s.

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