quarta-feira, 23 de agosto de 2017

APLICATIVO QUE AJUDOU NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES AUDITIVAS






Edelvan Luis Faccioni, RU: 1728575
Polo – Lucas Do Rio Verde
Data: 23/08/2017



Professora da rede pública de ensino, inova na inclusão de pessoas com necessidades especiais, nas aulas na rede de Ensino e Educação Básica, em uma escola no estado do Acre, com o um simples aplicativo o celular, ela foi capaz de fazer com que os alunos interagissem com dois alunos que possuem uma necessidade especial.

Em uma cidade, na região norte do Brasil, uma professora inovou ao ministrar aula para seus alunos, com a inclusão digital e acessibilidade, e ajuda do maior companheiro de todo mundo, o celular. A professora Maria Cândida Melks em seu primeiro dia de aula, foi surpreendida com dois alunos novos que se mudaram para a cidade, ao dar sequência as aula ela percebeu que os dois alunos e irmãos Edy Maltes de Solza e Mario de Solza Maltes, não estavam se socializando, tinham dificuldade ao entenderem a matéria, e dialogar com os demais alunos.

Maria é professora de ciências, veio a escola para substituir um professor que retirou licença Premium, ao dar início a sua aula, pediu que a turma do 7º ano, se juntassem em quartetos, ela notou que dois de seus alunos não se enturmaram com os demais, foi em direção a eles e perguntou para os mesmos o por que não haviam se socializado, com os demais, formado o grupo que ela havia pedido, ao tentar dialogar com os dois irmãos ela teve uma surpresa, os mesmos possuíam uma necessidade especial, eram surdos.

Mesmo ela conseguido falar e gesticular na língua de sinais, com os dois, passou a escrever no quadro para que os demais alunos pudessem expressar e entender o que eles queriam falar, e o que os demais estavam falando, isso já estava ficando um pouco cansativo, ela queria que os demais alunos conseguissem conversar com os dois sem o intermédio dela. Então ela por sua vez, lembrou de seu filho gostava muito de tecnologia, estava sempre fuçando nesta área, falou sobre alguns aplicativos para celular que melhoram a comunicação, entre as pessoas que apresentam certa dificuldade.

Ela por sua vez deixou a sua turma fazendo uma atividade, se retirou da sala, foi em direção a sala em que seu filho estuda, no segundo andar da escola de Educação Básica Martin Rondon, perguntar para seu filho o nome do aplicativo pois ela não tinha lembrado como era, ele aproveitou explicou o seu uso, aplicação, instalação e uso pelos demais alunos.

Regressando a sala de aula, pediu para seus alunos que possuíam celular em suas mochilas o retirassem, e pesquisassem o aplicativo na rede chamado PRODEAF, instalassem em seus aparelhos, enquanto isso ela ia explicando para os demais como funcionava, que ao digitar no aplicativo ou ao falar o boneco ou melhor “o professor “, vamos assim chama-lo, traduzia o texto ou a fala para libras, de uma forma muito fácil de ser compreendida pelos alunos e reproduzida pelos mesmos.

Então ela pediu que um dos alunos fizesse o sinal de “bom dia” em libras para os seus colegas, Edy e Mario responderam com o gesto de “bom dia” em libras, então todos passaram a se comunicar melhor dentro de sala de aula.

Quando perguntamos para a professora como ela pensou nessa ideia, ela disse que um dia conversando com seu filho sobre a importância das inovações tecnológicas dentro de sala de aula, ele havia pesquisado coisas que viessem a ser utilizado em sala de aula em seu dia a dia, apresentou para ela o aplicativo da PRODEAF que fora desenvolvido na Universidade de Pernambuco por acadêmicos do curso de ciências da computação, ao se depara com a dificuldade que eles possuíam, pois havia um colega surdo no grupo em que eles estavam. Vendo essa dificuldade em uma oportunidade de desenvolver um software para ajudar nessa questão, como a inovação foi grande eles receberam apoio da faculdade e de investidores, que por sua vez vieram a investir no desenvolvimento do aplicativo. Assim surgindo a empresa a Proativa Soluções e Negócios em parceria com a Wayra Brasil – Telefônica, Microsoft, Sebrae e CNPq. Como mostra no link da PRODEAF, http://prodeaf.net/.

Nossa produção testou o aplicativo, muito simples por assim dizer, disponível no Google play, App store e Windows Phone, o aplicativo é basicamente simples, possui dois idiomas, português e inglês, uma interface interativa onde se encontra o professor virtual, uma caixa de diálogo, tanto para você digitar quanto para você falar, um mecanismo onde você pode ajustar a velocidade do professor na sua gesticulação, é muito fácil o seu uso para a comunicação de uma pessoa que não tem noção de libras para alguém que possui tal necessidade.

Mas há um porém, quem não possui tal necessidade tem uma dificuldade, pois o aplicativo não possui uma câmera que vê e lê os movimentos de gesticulação da pessoa que fala pela língua de sinais Libras, tendo que entregar o dispositivo para que a pessoa com necessidade digite o que ela quer falar. O aplicativo deveria ter uma câmera que interpreta a língua de sinais e traduz para a língua falada, para ficar mais fácil a conversa entre ambas as pessoas, como apesentado no programa do Hoje em Dia, da TV Record no dia 4 de janeiro de 2012. Como mostra no link no canal do youtube, https://www.youtube.com/watch?v=UEYGZr4yiVA&t=224s

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