terça-feira, 29 de agosto de 2017

ESCOLA NO PARANA USA APLICATIVO@VOICE EM PROL DA INTEGRAÇÃO

ESCOLA NO PARANA USA APLICATIVO@VOICE EM PROL DA INTEGRAÇÃO

Por Sandra Mara da Conceição RU 1779584
Polo – Lucas do Rio Verde Cidade MT

Data 03-08-2017


                                   Fonte: Copyright © 2000-2017 Dreamstime. Todos os Direitos Reservados.

Em Janiópolis PR a Escola Municipal Alfeu Teodoro de Oliveira, vem sendo destaque por fazer mais pela educação e inclusão, recentemente em março de 2017 a escola adaptou o aplicativo @Voice para Inclusão de uma aluna com deficiência visual Daiana tem 10 anos e frequenta o quarto ano da escola, a professora de Língua portuguesa Maria Freire fala um pouco sobre o aplicativo.
A professora conta que este aplicativo pode ser baixado gratuitamente em qualquer aparelho android, Tablet, Computador e celulares. A principal função do aplicativo é fazer a leitura em voz alta dos textos exibidos no android usando seu mecanismo de síntese de fala atual (TTS) para ativação da leitura. A escola adquiriu um Tablet para a aluna Daiana através de uma ação solidaria vendendo rifas.
O aplicativo tem várias configurações que pode ser configurada conforme a necessidade do usuário ou escola, você pode compartilhar textos enviar por email podendo ainda copiar textos de dentro de outros apps e colar na janela do @Voice para que possa ser lido. Podendo também pausar e retomar a fala, passar para a frase seguinte ou anterior, podendo aumentar volume, velocidade de fala e tonalidade, salvar e abrir arquivos para a leitura.
E ainda avançar ou retroceder por frases usando os botões do seu fone de ouvido bluetooth ou com fio. Se o aluno estiver lendo a partir de uma lista de artigos salvos, precisa apenas dar um clique longo pressionando e segurando por cerca de um minuto no botão de avançar ou retrocesso do fone de ouvido para faze-los entre os artigos.
Criado pela empresa Hyperionics Technology LLC versão 10.15.00 atualizado em 15 de junho de 2017 tem mais de 1.000.000 de downloads, para o app ser instalado em um aparelho com android precisa de um mecanismo de fala e vozes instalados em seu dispositivo. Caso ainda não tenha, escolha entre os pacotes Acapela, Ivona ou SVOX na Play Store.
Este aplicativo vem sendo muito usado dentro e fora da sala de aula por Daiana que tem 70% de sua visão afetada por contrair ainda na barriga de sua mãe a doença toxoplasmose, sua visão vem diminuindo mesmo fazendo tratamento e usando óculos, ela viu neste aplicativo um apoio para poder estudar junto com seus colegas em uma sala de aula.
@Voice sem dúvidas veio para somar na aprendizagem de Daiana afirma a mãe da aluna, Mariana se reuniu com a equipe pedagógica da escola para conseguir implantar o aparelho e o aplicativo, a escola quer futuramente adquirir mais aparelho para mais alunos. A Professora Maria Freire ressalta que todo o tipo de tecnologia em sala de aula é bem-vinda desde que tomem os cuidados necessários para que seja utilizado apenas para fins de aprendizagem da escola.
A tecnologia dentro da sala de aula gera alguns desafios, tanto para os professores quanto aos alunos ‘’o maior desafio hoje é fazer um bom uso dessas ferramentas com os Tablets em sala de aula, é orientar os alunos a fazerem um uso educacional evitando distrações”.
‘’Usamos o aplicativo em momentos de leitura na sala de aula diz a professora, sempre que vou preparar a aula preparo com todo cuidado sempre incluindo materiais que possam ser baixados, sempre preparo em world e salvo em PDF para poder passar no Tablet da Daiana e no decorrer da aula vou orientando ela. ’’
Sem dúvidas a inclusão começa no seio familiar espaço onde cada indivíduo se insere e que ajuda na promoção de o ser pessoa. É neste contexto que ele se conscientiza dos seus papéis primários e onde se inicia o processo de socialização primária, que o leva à articulação com a comunidade.
É no seio familiar que se faz a transmissão de valores, e com auxilio dos pais incluímos juntamente com os professores o aluno em um âmbito escolar. Ao passo que a matrícula de deficientes visuais cresce nas escolas regulares, diminui nas especiais. Para o Ministério da Educação e as secretarias de ensino, isso é uma vitória. Para os pais, ainda uma preocupação. Os especialistas defendem que a inclusão de estudantes deficientes em escolas comuns acaba com o preconceito e ajuda essas crianças e esses adolescentes a se tornarem mais independentes e autônomos. A família teme a falta de atendimento adequado e a discriminação.
A escola se prepara de acordo com aluno que ela recebe, com ou sem deficiência. É a presença desse aluno que impulsiona a transformação dos sistemas de ensino. Essa ideia de que pessoas com deficiência precisam de acompanhamento especializado sempre não é correta. Devemos sim cuidar e zelar por nossas crianças afinal são elas o futuro do nosso País.
Apoiar aplicativos e materiais que auxiliam na inclusão é o melhor passo para aumentar o número de alunos com deficiências em escolas, é comum a criança com deficiência visual sentir desconforto e até medo de mexer com alguns materiais, ou aparelhos. Devemos mostrar a eles que costumamos tocar no material em questão, estimulando-a a fazer o mesmo para mostrar que não há mal nenhum em manipular, usando sempre a favor da educação. Educadores a favor da inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário