Por Sandra Mara da Conceição RU 1779584
Polo – Lucas do Rio Verde Cidade MT
Data 03-08-2017
Fonte:
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Em Janiópolis PR a Escola
Municipal Alfeu Teodoro de Oliveira, vem sendo destaque por fazer mais pela
educação e inclusão, recentemente em março de 2017 a escola adaptou o
aplicativo @Voice para Inclusão de uma aluna com deficiência visual Daiana tem
10 anos e frequenta o quarto ano da escola, a professora de Língua portuguesa
Maria Freire fala um pouco sobre o aplicativo.
A professora conta que
este aplicativo pode ser baixado gratuitamente em qualquer aparelho android,
Tablet, Computador e celulares. A principal função do aplicativo é fazer a
leitura em voz alta dos textos exibidos no android usando seu mecanismo de
síntese de fala atual (TTS) para ativação da leitura. A escola adquiriu um
Tablet para a aluna Daiana através de uma ação solidaria vendendo rifas.
O aplicativo tem várias
configurações que pode ser configurada conforme a necessidade do usuário ou
escola, você pode compartilhar textos enviar por email podendo ainda copiar
textos de dentro de outros apps e colar na janela do @Voice para que possa ser
lido. Podendo também pausar e retomar a fala, passar para a frase seguinte ou
anterior, podendo aumentar volume, velocidade de fala e tonalidade, salvar e
abrir arquivos para a leitura.
E ainda avançar ou
retroceder por frases usando os botões do seu fone de ouvido bluetooth ou com
fio. Se o aluno estiver lendo a partir de uma lista de artigos salvos, precisa
apenas dar um clique longo pressionando e segurando por cerca de um minuto no
botão de avançar ou retrocesso do fone de ouvido para faze-los entre os
artigos.
Criado pela empresa
Hyperionics Technology LLC versão 10.15.00 atualizado em 15 de junho de 2017
tem mais de 1.000.000 de downloads, para o app ser instalado em um aparelho com
android precisa de um mecanismo de fala e vozes instalados em seu dispositivo.
Caso ainda não tenha, escolha entre os pacotes Acapela, Ivona ou SVOX na Play
Store.
Este aplicativo vem sendo
muito usado dentro e fora da sala de aula por Daiana que tem 70% de sua visão
afetada por contrair ainda na barriga de sua mãe a doença toxoplasmose, sua
visão vem diminuindo mesmo fazendo tratamento e usando óculos, ela viu neste
aplicativo um apoio para poder estudar junto com seus colegas em uma sala de
aula.
@Voice sem dúvidas veio
para somar na aprendizagem de Daiana afirma a mãe da aluna, Mariana se reuniu
com a equipe pedagógica da escola para conseguir implantar o aparelho e o
aplicativo, a escola quer futuramente adquirir mais aparelho para mais alunos.
A Professora Maria Freire ressalta que todo o tipo de tecnologia em sala de
aula é bem-vinda desde que tomem os cuidados necessários para que seja
utilizado apenas para fins de aprendizagem da escola.
A tecnologia dentro da
sala de aula gera alguns desafios, tanto para os professores quanto aos alunos
‘’o maior desafio hoje é fazer um bom uso dessas ferramentas com os Tablets em
sala de aula, é orientar os alunos a fazerem um uso educacional evitando
distrações”.
‘’Usamos o aplicativo em
momentos de leitura na sala de aula diz a professora, sempre que vou preparar a
aula preparo com todo cuidado sempre incluindo materiais que possam ser baixados,
sempre preparo em world e salvo em PDF para poder passar no Tablet da Daiana e
no decorrer da aula vou orientando ela. ’’
Sem dúvidas a inclusão
começa no seio familiar espaço onde cada indivíduo se insere e que ajuda na
promoção de o ser pessoa. É neste contexto que ele se conscientiza dos seus
papéis primários e onde se inicia o processo de socialização primária, que o
leva à articulação com a comunidade.
É no seio familiar que se faz
a transmissão de valores, e com auxilio dos pais incluímos juntamente com os
professores o aluno em um âmbito escolar. Ao passo que a matrícula de deficientes
visuais cresce nas escolas regulares, diminui nas especiais. Para o Ministério
da Educação e as secretarias de ensino, isso é uma vitória. Para os pais, ainda
uma preocupação. Os especialistas defendem que a inclusão de estudantes
deficientes em escolas comuns acaba com o preconceito e ajuda essas crianças e
esses adolescentes a se tornarem mais independentes e autônomos. A família teme
a falta de atendimento adequado e a discriminação.
A escola se prepara de
acordo com aluno que ela recebe, com ou sem deficiência. É a presença desse
aluno que impulsiona a transformação dos sistemas de ensino. Essa ideia de que
pessoas com deficiência precisam de acompanhamento especializado sempre não é
correta. Devemos sim cuidar e zelar por nossas crianças afinal são elas o
futuro do nosso País.
Apoiar aplicativos e
materiais que auxiliam na inclusão é o melhor passo para aumentar o número de
alunos com deficiências em escolas, é comum a criança com deficiência visual
sentir desconforto e até medo de mexer com alguns materiais, ou aparelhos.
Devemos mostrar a eles que costumamos tocar no material em questão,
estimulando-a a fazer o mesmo para mostrar que não há mal nenhum em manipular,
usando sempre a favor da educação. Educadores a favor da inclusão.
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