PESSOAS ESPECIAIS
VIVENCIAM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DIFERENCIADOS
Nome: Carla Ester Nechel Ru: 1178177
Curso: Licenciatura em História
Data: 22-08-2017
Fonte: BBC
Alunos
com necessidades especiais necessitam serem trabalhadas por processos de ensino
e aprendizagem diferenciados, em geral adultos e crianças ficam muitas vezes
sujeitos ás práticas pedagógicas que desvalorizam suas reais potencialidades.
As
novas tecnologias favorecem na prática educativa as pessoas com necessidades
especiais, na perspectiva de trabalhar do pensar e repensar, ou seja, na sua
participação geral na sala de aula. De modo que a prática educativa a torne
eficaz no possibilitar da aprendizagem, promovendo uma ruptura de algumas
práticas que concebem alunos como iguais e não como sujeitos socioculturais.
Pensando
deste modo, os professores da educação em Geografia e História para Jovens e
Adultos, da Escola (EJA), situado em Lucas do Rio Verde MT, desenvolveram um
aplicativo que foi batizado como`Que fala´, para alunos que possuem deficiência
que afetam a fala ou para mudos, esse aplicativo foi destinado a facilitar a inclusão
escolar para um melhor desempenho com uma comunicação alternativa. Este
aplicativo oferece uma série de ilustrações de identificações por palavras
escritas e em áudio, o usuário seleciona o que ele quer dizer através de
figuras que correspondem sua fala ou por um narrador.
Tem como objetivo
possibilitar ao aluno que se comunique diretamente com qualquer pessoa sem a
necessidade de intermediários, com mais participação em aula e aproximação,
aprendendo uma com
as outras, além de diminuir o preconceito contra a pessoa muda. Permitindo
também a liberdade de expressão, expondo suas próprias ideias e com
experiências e necessidades diversas.
A
tecnologia criada permite ampliar a comunicação e ultrapassar a barreira do
silêncio, auxiliando professores e alunos a se comunicarem melhor, uma vantagem
de apoio ao professor, podendo oferecer conteúdos mais interativos que
facilitem seu dia a dia, além de ser um aplicativo que pode trazer boas
oportunidades facilitando no acesso ao campo de trabalho.
O
aplicativo `Que Fala´, tem desvantagem de possuir ícones e figuras pouco
atraentes, e baixar o aplicativo em tela pequena onde os ícones ficam
amontoados, o ideal seria baixar em tablete de comunicação alternativa com
sistema android para ampliar as habilidades comunicacionais do aluno sem fala, mas
a causa é tão nobre que isso é detalhe, o importante que é 100% Brasileiro e
merece ser testado.
Em
tempos antigos, quando as tecnologias não eram muito desenvolvidas, alunos com
qualquer deficiência eram excluídos do ambiente escolar, hoje, já com seu
avanço pode representar mudanças positivas para aprimorar seu aprendizado na
escola. Cada vez mais a tecnologia vem ocupando o espaço no dia a dia nas
escolas, elas já sentem sua presença, com uma geração acostumada com a internet
e que já fazem parte da vida dos alunos, se torna uma aprendizagem mais
interessante, despertando o olhar dos alunos, além de auxilia-los. Desenvolver
suas habilidades a base de livros, papel e caneta ainda é eficaz, mas a
sensibilidade e interesse dos alunos nos dispositivos eletrônicos são
relevantes podendo aprimorar as aulas.
A
tecnologia conta com diversos tipos de dispositivos eletrônicos similares ao
aplicativo ´Que Fala´, mas esse somente recebeu prêmio pela sua usabilidade. A
prancha ou tablete pode ser configurado por mais de uma pessoa, em qualquer
computador com acesso a internet, o que é muito interessante e funcional e
fácil de utilizar, com programa gratuito para a edição de pranchas e diferentes
pacotes com custo variado.
Detalhes
do aplicativo: Nome: Que fala!
Tipo de
deficiência: Pessoas com dificuldades de comunicação verbal e
Mudos
Função:
para ampliar as habilidades comunicacionais da pessoa sem fala
Sistema
operacional: android
Idioma:
Português
“Cler Oliveira”: métodos e
soluções inteligentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário