sexta-feira, 25 de agosto de 2017

PLAYTABLE: É APRENDER COM DIVERSÃO, E TAMBÉM É INCLUSÃO.


PLAYTABLE: É APRENDER COM DIVERSÃO, E TAMBÉM É INCLUSÃO.

Por Franciele de Almeida Rodrigues,726257 e Mara da Silva Souza, 270958.

PAP – Lucas do Rio Verde-MT

 14/08/2017
Fonte: panoramadenegocios.com.br



Atualmente os aplicativos e ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes em nossa vida cotidiana, e podemos dizer o mesmo na área da educação, mais especificamente na educação inclusiva, pois os meios tecnológicos tem se tornado algo de suma importância e desempenham um papel importante tanto no meio da aprendizagem, como também na inclusão. Ao longo desse artigo, iremos discorrer sobre a PlayTable, uma ferramenta tecnológica que vem auxiliando professores e instituições a promoverem a “Educação Inclusiva”, utilizaremos como referência a Escola Universo Infantil, do interior de Mato Grosso, onde através da ludicidade, está sendo trabalhado a inclusão escolar, com o auxílio da PlayTable, desde o ano de 2015.

A PlayTable é uma mesa digital, que foi desenvolvida pela Playmove, uma empresa focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação infantil, sua criação foi inspirada pela “ludopedagogia”, ou seja, o “aprender brincando”. A mesma é de cunho interativo e multidisciplinar, seus jogos e aplicativos são projetados por professores e especialistas em diversas áreas. A tela é sensível ao toque humano e outros materiais como plástico, feltro e metal.

“A PlayTable, através dos jogos e aplicativos lúdicos, desenvolve o raciocínio lógico, a memorização, a atenção e paciência, a criatividade, a resolução de problemas, as linguagens de expressão e a coordenação motora fina e óculo manual. Trabalha de maneira específica, também, assuntos de matemática (operações), língua portuguesa (alfabetização), língua inglesa, ciências (corpo humano) e artes. Ao brincar e interagir com os jogos, os alunos tornam-se mais curiosos, observadores, comunicativos, concentrados e comprometidos.”

A mesma é também pode ser utilizada para se trabalhar com crianças com diferentes tipos de deficiência, como autismo, síndrome de Down, TDA/H, surdez, deficiências motoras, entre outras. Pode-se trabalhar com crianças de faixa etária a partir de três anos, ou seja, da educação infantil até os anos iniciais da educação fundamental. A escola citada anteriormente atende crianças da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, a escola também possui uma sala de recursos multifuncionais, equipada com jogos pedagógicos de inclusão, onde é feito o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a escola atende crianças com diferentes tipos de deficiência.

A escola também dispõe de cursos de formação continuada para seus docentes, onde os mesmos recebem suporte e orientação de como trabalhar a inclusão em sala de aula, visto que ainda nos dias de hoje muitos profissionais apresentam dificuldades nessa área de como trabalhar a diferença, em seu dia-a-dia escolar. E também orientações de como trabalhar com a PlayTable, por que não basta apenas ter a ferramenta, deve-se saber também, como utiliza-la para que realmente se efetive uma educação de qualidade e inclusiva, a escola segue critérios estabelecidos nas Diretrizes Nacionais para Educação Especial.

Além de promover a inclusão e a interação dos alunos com deficiência, a PlayTable estimula o desenvolvimento motor, desenvolvimento emocional, desenvolvimento curricular, desenvolvimento cognitivo e social.

Segundo o relato de uma das professoras da Escola Universo Infantil, ‘a PlayTable pode ser trabalhada como crianças com e sem deficiências, ela auxilia tanto na área da aprendizagem, como também entretenimento. É uma grande aliada em atividades voltadas à alfabetização, memorização, coordenação motora, lógica matemática dentre outras, aulas se tornam mais dinâmicas e atrativas, percebe-se que as crianças se tornam mais ativos em sua aprendizagem, as mesmas se sentem estimuladas a aprender e descobrir cada vez mais. Há também uma grande interação entre elas quando se trabalha com dinâmicas grupos’.

Como pudemos observar anteriormente a PlayTable proporciona muitas vantagens, pois pode ser utilizada para o entretenimento, e para o processo de ensino aprendizagem, e consequentemente a inclusão. Talvez a única desvantagem seria o valor do produto que gira em torno de R$ 7,800,00 reais, mas a PlayTable possui um programa de acessibilidade que permite a aquisição da mesma subsidiado pela Playmove, por pais, responsáveis, famílias ou instituições privadas sem fins lucrativos que possuem ou fazem atendimento especializado a crianças com deficiência.

“Os jogos e aplicativos inseridos na mesa são fundamentados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e projetados por professores especialistas em alfabetização, matemática, arte, língua inglesa, ciência e outras disciplinas, e desenvolvedores alinhados com a ludopedagogia e especializados no desenvolvimento de games.”

“A PlayTable foi lançada em 2014 e já está em uso em mais de 350 escolas em todas as regiões do Brasil.”

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