PLAYTABLE: É APRENDER COM
DIVERSÃO, E TAMBÉM É INCLUSÃO.
Por Franciele de Almeida Rodrigues,726257
e Mara da Silva Souza, 270958.
PAP – Lucas do Rio Verde-MT
14/08/2017
Fonte: panoramadenegocios.com.br
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Atualmente
os aplicativos e ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes em
nossa vida cotidiana, e podemos dizer o mesmo na área da educação, mais
especificamente na educação inclusiva, pois os meios tecnológicos tem se
tornado algo de suma importância e desempenham um papel importante tanto no
meio da aprendizagem, como também na inclusão. Ao longo desse artigo, iremos
discorrer sobre a PlayTable, uma ferramenta tecnológica que vem auxiliando
professores e instituições a promoverem a “Educação Inclusiva”, utilizaremos
como referência a Escola Universo Infantil, do interior de Mato Grosso, onde
através da ludicidade, está sendo trabalhado a inclusão escolar, com o auxílio
da PlayTable, desde o ano de 2015.
A
PlayTable é uma mesa digital, que foi desenvolvida pela Playmove, uma empresa
focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação infantil,
sua criação foi inspirada pela “ludopedagogia”, ou seja, o “aprender
brincando”. A mesma é de cunho interativo e multidisciplinar, seus jogos e
aplicativos são projetados por professores e especialistas em diversas áreas. A
tela é sensível ao toque humano e outros materiais como plástico, feltro e
metal.
“A
PlayTable, através dos jogos e aplicativos lúdicos, desenvolve o raciocínio
lógico, a memorização, a atenção e paciência, a criatividade, a resolução de
problemas, as linguagens de expressão e a coordenação motora fina e óculo
manual. Trabalha de maneira específica, também, assuntos de matemática
(operações), língua portuguesa (alfabetização), língua inglesa, ciências (corpo
humano) e artes. Ao brincar e interagir com os jogos, os alunos tornam-se mais
curiosos, observadores, comunicativos, concentrados e comprometidos.”
A
mesma é também pode ser utilizada para se trabalhar com crianças com diferentes
tipos de deficiência, como autismo, síndrome de Down, TDA/H, surdez,
deficiências motoras, entre outras. Pode-se trabalhar com crianças de faixa
etária a partir de três anos, ou seja, da educação infantil até os anos
iniciais da educação fundamental. A escola citada anteriormente atende crianças
da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, a escola também possui
uma sala de recursos multifuncionais, equipada com jogos pedagógicos de
inclusão, onde é feito o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a escola
atende crianças com diferentes tipos de deficiência.
A
escola também dispõe de cursos de formação continuada para seus docentes, onde
os mesmos recebem suporte e orientação de como trabalhar a inclusão em sala de
aula, visto que ainda nos dias de hoje muitos profissionais apresentam
dificuldades nessa área de como trabalhar a diferença, em seu dia-a-dia
escolar. E também orientações de como trabalhar com a PlayTable, por que não
basta apenas ter a ferramenta, deve-se saber também, como utiliza-la para que
realmente se efetive uma educação de qualidade e inclusiva, a escola segue
critérios estabelecidos nas Diretrizes Nacionais para Educação Especial.
Além
de promover a inclusão e a interação dos alunos com deficiência, a PlayTable
estimula o desenvolvimento motor, desenvolvimento emocional, desenvolvimento
curricular, desenvolvimento cognitivo e social.
Segundo
o relato de uma das professoras da Escola Universo Infantil, ‘a PlayTable pode
ser trabalhada como crianças com e sem deficiências, ela auxilia tanto na área
da aprendizagem, como também entretenimento. É uma grande aliada em atividades
voltadas à alfabetização, memorização, coordenação motora, lógica matemática
dentre outras, aulas se tornam mais dinâmicas e atrativas, percebe-se que as
crianças se tornam mais ativos em sua aprendizagem, as mesmas se sentem
estimuladas a aprender e descobrir cada vez mais. Há também uma grande
interação entre elas quando se trabalha com dinâmicas grupos’.
Como
pudemos observar anteriormente a PlayTable proporciona muitas vantagens, pois
pode ser utilizada para o entretenimento, e para o processo de ensino
aprendizagem, e consequentemente a inclusão. Talvez a única desvantagem seria o
valor do produto que gira em torno de R$ 7,800,00 reais, mas a PlayTable possui
um programa de acessibilidade que permite a aquisição da mesma subsidiado pela
Playmove, por pais, responsáveis, famílias ou instituições privadas sem fins
lucrativos que possuem ou fazem atendimento especializado a crianças com
deficiência.
“Os
jogos e aplicativos inseridos na mesa são fundamentados nas Diretrizes
Curriculares Nacionais da Educação Básica e projetados por professores
especialistas em alfabetização, matemática, arte, língua inglesa, ciência e
outras disciplinas, e desenvolvedores alinhados com a ludopedagogia e
especializados no desenvolvimento de games.”
“A
PlayTable foi lançada em 2014 e já está em uso em mais de 350 escolas em todas
as regiões do Brasil.”
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