PROFESSORA USA APLICATIVO
DE CELULAR PARA TRADUZIR LÍNGUA DE SINAIS EM SALA DE AULA
EDINA MARIA DOS SANTOS, RU 611704
FÁTIMA DE NAZARÉ BORGES DE SOUZA, RU
1114084
SIMONE MARIA DA SILVA, RU 1054907
Polo – LUCAS DO RIO VERDE- MT
Data 13/08/2017)
A escola municipal Abracadabra, com 300 alunos com idades entre 6 a 17 anos, funciona nos turnos
matutinos e vespertinos a maioria dos pais das crianças trabalham no comercio
da cidade. A professora Dolores Silva de história da 8º série, teve uma
excelente iniciativa ao fazer a inclusão social dos alunos com deficiência
auditiva. Quando resolveu utilizar em sala de aula a ferramenta, o celular em
sua metodologia de ensino. Através de um aplicativo de celular para Smartphone, tablets, criado para proporcionar acessibilidade completa nas
salas de cinemas, vídeos ou em outros ambientes como a sala de aula. As
crianças surdas em salas de aulas na maioria das vezes quando passava filmes
educativos estão excluídas e geralmente ficavam sem compreender os filmes que
eram passados no ambiente escolar, a professora comovida resolver usar o
aplicativo de celular Movie Reading para fazer a inclusão social das crianças
surdas.
Fazendo a diferença a
professora não mediu esforços para fazer uso do celular em sala de aula, no
qual já é uma realidade para os surdos aproximando das informações dentro de
sala de aula, a tecnologia que chega mais perto da sociedade e promete um
futuro melhor para os alunos. O direito do aluno com deficiência no ensino
regular está garantido está aprovado pela Constituição Federal de 1988, lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional número 9394/96, lei de número 4 de
abril de 2002 que garante a presença do professor de língua de sinais para
acompanhar os alunos surdos em salas de aula, mas ainda percebe-se uma grande
lacuna que impede uma aprendizagem efetiva para os alunos surdos.Com o
propósito de preencher essa deficiência a professora de história resolveu
presentear essas crianças que vem sofrendo exclusão social ao longo do tempo
com esse aplicativo.
Disponibilizando os
recursos da audiodescrição, Legendas Libras – Língua Brasileira de sinais. Uma
excelente ferramenta de tecnologia que funciona para qualquer tipo de
plataforma de exibição de cinema e conteúdos audiovisuais somando muitas
vantagens. As crianças surdas agora têm mais satisfação em ir para escola,
aumentando o interesse em estudar, principalmente quando é o dia da professora
aplicar vídeo para depois fazer trabalho em equipe e fazer comentários sobre os
filmes, antes não sabiam nem como comentar porque não tinha como intender o
filme para comentar no caderno depois, e alegria de sentir incluída na
sociedade faz com que eleve a confiança pessoal. O método da professora foi aprovado
por todos alunos da escola, pelos seus colegas de trabalho que aderiram a ideia
levando a proposta para direção para ser aplicado em outras matérias.
E essa ideia da professora
renovou o interesse dos professores em formação continuada e em várias outras
especialidades, inclusive em LIBRAS, Língua Brasileiras de Sinais e
propriamente sobre tecnologia, no qual os professores tem de acompanhar essa
era da tecnologia, para fazer a inclusão social através da tecnologia.
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