quarta-feira, 23 de agosto de 2017

PROFESSORA USA APLICATIVO DE CELULAR PARA TRADUZIR LÍNGUA DE SINAIS EM SALA DE AULA



PROFESSORA USA APLICATIVO DE CELULAR PARA TRADUZIR LÍNGUA DE SINAIS EM SALA DE AULA


EDINA MARIA DOS SANTOS, RU 611704
FÁTIMA DE NAZARÉ BORGES DE SOUZA, RU 1114084
SIMONE MARIA DA SILVA, RU 1054907
Polo – LUCAS DO RIO VERDE- MT
Data 13/08/2017) 

Fonte:www.moviereadingbrasil.com.br
A escola municipal Abracadabra, com 300 alunos com idades entre 6 a 17 anos, funciona nos turnos matutinos e vespertinos a maioria dos pais das crianças trabalham no comercio da cidade. A professora Dolores Silva de história da  8º série, teve uma excelente iniciativa ao fazer a inclusão social dos alunos com deficiência auditiva. Quando resolveu utilizar em sala de aula a ferramenta, o celular em sua metodologia de ensino. Através de um aplicativo de celular para Smartphone, tablets, criado para proporcionar acessibilidade completa nas salas de cinemas, vídeos ou em outros ambientes como a sala de aula. As crianças surdas em salas de aulas na maioria das vezes quando passava filmes educativos estão excluídas e geralmente ficavam sem compreender os filmes que eram passados no ambiente escolar, a professora comovida resolver usar o aplicativo de celular Movie Reading para fazer a inclusão social das crianças surdas.
Fazendo a diferença a professora não mediu esforços para fazer uso do celular em sala de aula, no qual já é uma realidade para os surdos aproximando das informações dentro de sala de aula, a tecnologia que chega mais perto da sociedade e promete um futuro melhor para os alunos. O direito do aluno com deficiência no ensino regular está garantido está aprovado pela Constituição Federal de 1988, lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional número 9394/96, lei de número 4 de abril de 2002 que garante a presença do professor de língua de sinais para acompanhar os alunos surdos em salas de aula, mas ainda percebe-se uma grande lacuna que impede uma aprendizagem efetiva para os alunos surdos.Com o propósito de preencher essa deficiência a professora de história resolveu presentear essas crianças que vem sofrendo exclusão social ao longo do tempo com esse aplicativo.
Disponibilizando os recursos da audiodescrição, Legendas Libras – Língua Brasileira de sinais. Uma excelente ferramenta de tecnologia que funciona para qualquer tipo de plataforma de exibição de cinema e conteúdos audiovisuais somando muitas vantagens. As crianças surdas agora têm mais satisfação em ir para escola, aumentando o interesse em estudar, principalmente quando é o dia da professora aplicar vídeo para depois fazer trabalho em equipe e fazer comentários sobre os filmes, antes não sabiam nem como comentar porque não tinha como intender o filme para comentar no caderno depois, e alegria de sentir incluída na sociedade faz com que eleve a confiança pessoal. O método da professora foi aprovado por todos alunos da escola, pelos seus colegas de trabalho que aderiram a ideia levando a proposta para direção para ser aplicado em outras matérias.
E essa ideia da professora renovou o interesse dos professores em formação continuada e em várias outras especialidades, inclusive em LIBRAS, Língua Brasileiras de Sinais e propriamente sobre tecnologia, no qual os professores tem de acompanhar essa era da tecnologia, para fazer a inclusão social através da tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário