quinta-feira, 31 de agosto de 2017

UM TOQUE PARA ACESSIBILIDADE/APLICATIVO DE INCLUSÃO: LIVOXFonte: http://awards.ixda.org/wp-content/uploads/2014/01/ixda1-570x320.jpg



UM TOQUE PARA ACESSIBILIDADE/APLICATIVO DE INCLUSÃO: LIVOX

Por (Francisca Vasconcelos de Sousa, 1342158 Vanderleia Falcade,1361491)
Polo – Lucas do Rio Verde - MT
Data (11/08/2017)
 

Fonte: http://awards.ixda.org/wp-content/uploads/2014/01/ixda1-570x320.jpg

A instituição da rede privado de ensino Bom Renascer, tem se tornado referência em São Paulo. Após a professora Maia Nogueira da Silva notar a busca constante de pais por vagas para alunos que apresentavam certas deficiências. Diante da recusa ser motivava pela falta de recursos e profissionais adequados, a mesma apresentou um projeto a direção, do qual se baseava na assinatura de um aplicativo denominado Livox. Em pouco tempo a escola ganhou prestigio e reconhecimento principalmente da polução por conseguir promover a inclusão dos alunos com inúmeras deficiências tanto motoras, cognitivas e visuais. 

De acordo com costa 2016 “As matrículas de alunos com deficiência no sistema regular do ensino estão previstas desde 1989, na lei da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência — hoje não se fala mais em "portador", mas em "pessoas com deficiência". A inclusão foi reforçada em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determinou a criação de serviços de apoio especializado na escola regular para atender os alunos especiais e a contratação de "professores capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns". Usando de posse deste discurso a professora possibilitou a escola reconhecer que é era hora de haver mudanças.

Livox tal como o significado de seu nome possibilita a liberdade em voz alta, é um aplicativo de comunicação alternativa para tablets considerado pela ONU como um dos melhores do mundo para inclusão social, foi também considerado a inovação tecnológica de maior impacto de 2014 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atualmente o aplicativo atende mais de 10 mil usuários em 25 idiomas. O mesmo funciona basicamente como uma extensão para o usuário, desta forma permite que pessoas com doenças ou deficiências que prejudicam a fala possam se comunicar e aprender, sua estrutura apesar dos algoritmos complexos permite a fácil utilização pois o aplicativo se ajustam as respostas dos usuários para desta forma atender diferentes graus de deficiência.

Nesta escola, o uso deste aplicativo tornou-se didático sendo este utilizado durante as aulas abrangendo todas as disciplinas oferecidas pela mesma, em vista do alcance desta ferramenta os professores podem Transferir qualquer conteúdo criado em seu tablet para o tablet do seu educando, desta forma o aplicativo torna-se um meio auxiliar para a aprendizagem do aluno, “Tal como um livro didático”, afirma a professora Maia.

Graças a esta ferramenta a escola tem possibilidade de atender alunos com diversos diagnóstico dentre eles: Autismo, Esclerose Lateral Amiotrófica, Paralisia Cerebral, Sequelas de AVC/AVE, Síndrome de Down, Traqueostomizados, Trauma Crânio-Encefálico, outras deficiências ou doenças que impeçam comunicação oral, tornando-se assim uma instituição diferenciada.

O aplicativo Livox dentre suas inúmeras funções permite que os professores efetivarem o cadastro de seus alunos de acordo com a deficiência apresentada, “o que é excelente” retrata maia, atualmente a escola já referenciada a cima tem em seu quadro cerca de doze alunos que fazem uso dos tablets, estes apresentam deficiências que vão desde o autismo, Síndrome de Down, paralisia cerebral ou até mesmo deficiência visual moderada. Estes alunos são inclusos em diversas faixa etárias do ensino fundamental sendo atendidos pela ferramenta durante as aulas nas diversas disciplinas oferecidas pela instituição.

No entanto o aplicativo é um meio auxiliar para aprendizagem das disciplinas. Assim a ferramenta tem o papel de “braço direito” como afirma a professora, que hoje se emociona ao relatar a eficácia obtida pelos alunos que têm a possibilidade de desenvolverem sua capacidade cognitiva, por tanto aprendem a ler e se matem em um aprendizado constante.

A escolha desta fermenta por parte da instituição se motivou pela sua amplitude em atender a diversas deficiência, desta forma se classificado em um recurso didático pedagógico. A primeira barreira enfrentada na instalação é seu alto custo benefício de sua assinatura chegando a R$ 1,350,00 reais mediante as suas inúmeras vantagens o aplicativo em questão sanara em curto prazo o investimento inicial. Vale ressalta que o aplicativo como tantos outros tende a melhoras continuas.

A repercussão do aplicativo no município foi tamanha que atualmente foi encaminhado um projeto para a comissão política, como proposta do Livox se tornar um recurso funcional oferecido pelo MEC, de modo a ampliar a utilização para que ajam, cada vez mais beneficiados. 

Quando algo é criado torna-se uma ferramenta que repercute uma série de efeitos, isto foi o que o aplicativo Livox propiciou, seus principais feitos são de melhora na condição básica para a comunicação e aprendizagem tendo sua maior função didática e assim contribuindo essencialmente para uma escola de inclusão. A interação torna-se a palavra chave sendo uma função desempenhada pelo aplicativo permitindo uma comunicação efetiva para que os usuários estejam inclusos no ambiente escolar de modo a estabelecem uma comunicação não só com os professores, mas também com seus colegas, além disto podem está se desenvolvendo de maneira continua.


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