Fonte:
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A instituição da rede
privado de ensino Bom Renascer, tem se tornado referência em São Paulo. Após a
professora Maia Nogueira da
Silva notar a busca constante de
pais por vagas para alunos que apresentavam certas deficiências. Diante da
recusa ser motivava pela falta de recursos e profissionais adequados, a mesma
apresentou um projeto a direção, do qual se baseava na assinatura de um
aplicativo denominado Livox. Em pouco tempo a escola ganhou prestigio e
reconhecimento principalmente da polução por conseguir promover a inclusão dos
alunos com inúmeras deficiências tanto motoras, cognitivas e visuais.
De acordo com costa 2016 “As matrículas de alunos com
deficiência no sistema regular do ensino estão previstas desde 1989, na lei da
Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência — hoje
não se fala mais em "portador", mas em "pessoas com deficiência".
A inclusão foi reforçada em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, que determinou a criação de serviços de apoio especializado na escola
regular para atender os alunos especiais e a contratação de "professores
capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns". Usando
de posse deste discurso a professora possibilitou a escola reconhecer que é era
hora de haver mudanças.
Livox tal como o
significado de seu nome possibilita a liberdade em voz alta, é um aplicativo de comunicação alternativa
para tablets considerado pela ONU como um dos melhores do mundo para inclusão
social, foi também considerado a inovação tecnológica de maior impacto de 2014
pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atualmente o aplicativo
atende mais de 10 mil usuários em 25 idiomas. O mesmo funciona basicamente como uma extensão para o usuário,
desta forma permite que pessoas com doenças ou deficiências que
prejudicam a fala possam se comunicar e aprender, sua estrutura apesar dos algoritmos complexos permite a
fácil utilização pois o aplicativo se ajustam as respostas dos usuários
para desta forma atender diferentes graus de deficiência.
Nesta escola, o uso deste
aplicativo tornou-se didático sendo este utilizado durante as aulas abrangendo
todas as disciplinas oferecidas pela mesma, em vista do alcance desta
ferramenta os professores
podem Transferir qualquer conteúdo criado em seu tablet para o tablet do seu
educando, desta forma o aplicativo torna-se um meio auxiliar para a aprendizagem
do aluno, “Tal como um livro didático”, afirma a professora Maia.
Graças a esta ferramenta a escola tem possibilidade de
atender alunos com diversos diagnóstico dentre eles: Autismo, Esclerose Lateral
Amiotrófica, Paralisia Cerebral, Sequelas de AVC/AVE, Síndrome de Down,
Traqueostomizados, Trauma Crânio-Encefálico, outras deficiências ou doenças que
impeçam comunicação oral, tornando-se assim uma instituição diferenciada.
O aplicativo Livox dentre suas inúmeras funções permite que
os professores efetivarem o cadastro de seus alunos de acordo com a deficiência
apresentada, “o que é excelente” retrata maia, atualmente a escola já
referenciada a cima tem em seu quadro cerca de doze alunos que fazem uso dos
tablets, estes apresentam deficiências que vão desde o autismo, Síndrome de
Down, paralisia cerebral ou até mesmo deficiência visual moderada. Estes alunos são inclusos em diversas
faixa etárias do ensino fundamental sendo atendidos pela ferramenta durante as
aulas nas diversas disciplinas oferecidas pela instituição.
No entanto o aplicativo é
um meio auxiliar para aprendizagem das disciplinas. Assim a ferramenta tem o
papel de “braço direito” como afirma a professora, que hoje se emociona ao
relatar a eficácia obtida pelos alunos que têm a possibilidade de desenvolverem
sua capacidade cognitiva, por tanto aprendem a ler e se matem em um aprendizado
constante.
A escolha desta fermenta por parte da instituição
se motivou pela sua amplitude em atender a diversas deficiência, desta forma se
classificado em um recurso didático pedagógico. A primeira barreira enfrentada
na instalação é seu alto custo benefício de sua assinatura chegando a R$
1,350,00 reais mediante as suas inúmeras vantagens o aplicativo em questão
sanara em curto prazo o investimento inicial. Vale ressalta que o aplicativo
como tantos outros tende a melhoras continuas.
A repercussão do
aplicativo no município foi tamanha que atualmente foi encaminhado um projeto
para a comissão política, como proposta do Livox se tornar um recurso funcional
oferecido pelo MEC, de modo a ampliar a utilização para que ajam, cada vez mais
beneficiados.
Quando algo é criado
torna-se uma ferramenta que repercute uma série de efeitos, isto foi o que o
aplicativo Livox propiciou, seus principais feitos são de melhora na condição
básica para a comunicação e aprendizagem tendo sua maior função didática e
assim contribuindo essencialmente para uma escola de inclusão. A interação torna-se
a palavra chave sendo uma função desempenhada pelo aplicativo permitindo uma
comunicação efetiva para que os usuários estejam inclusos no ambiente escolar
de modo a estabelecem uma comunicação não só com os professores, mas também com
seus colegas, além disto podem está se desenvolvendo de maneira continua.
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