quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Saindo do Encarceramento com o Software Equalizer.

Saindo do Encarceramento com o Software Equalizer
Por: Vitória Domingues Andreola 1877032 Maria Alves da Silva 1834232
Polo: Lucas do Rio Verde/MT

Data: 23/08/2017

Fonte: http://imgsapp2.uai.com.br/app/noticia_133890394703/2014/12/05/191065/20141205113010836523u.jpg

Nos últimos anos ouve um aumento no índice de pessoas que estão tendo AVC, uma doença que vem atingindo tanto como os adultos como crianças de todas as idades, grande causa disso e o descuido com a alimentação, falta de exercícios e acúmulo de estres ou ansiedades.
As pessoas muitas vezes não procuram se cuidar pois tem o corpo em condições “perfeitas” achando que porque são magras não corem o risco de ficarem doentes mais isso não e verdade, prova disso e o casso de Felipe um menino de 14anos, que ate 2014, era uma criança normal aluno dedicado estudioso ninguém imaginária, o que aconteceria com ele, era um aluno que chamava muito atenção dos professores por ser muito inteligente.
Felipe estava ansioso para que 2015 chegasse pois havia sido convidado pela professora pedagoga Jandira , para ajuda-la no projeto formiguinha, da escola ensino fundamental 7 setembro, com esse projeto ele ajudaria a professora que estava investindo em aparelhos da Tecnologia Assistiva aparelhos tecnológicos que ajudam as pessoas com deficiências, como ele estudava de manha ajudaria a cuidar da turma do turno da tarde.
Mais antes disso chegar a acontecer em dezembro de 2014, Felipe foi para no hospital pois havia  sofrido um AVC que foi tão forte que o deixou com Locked-in ou mais conhecida como a doença de cárcere pois as pessoas perdem todo o movimento do corpo ficando sem voz a única parte que movimenta e seus olhos.
Em fevereiro a professora Jandira foi atrás de saber o que havia acontecido, com Felipe pois ele  ficou de ajuda-la com os projetos de arrecadação do dinheiro para compra dos aparelhos tecnológicos, como havia sido a ideia dele vender os quadros dos alunos do projeto, quando ela descobriu o que ele estava em cárcere ela ficou sabendo que o único modo de se comunicar era através de um software Equalize ,  como o físico britânico Stephen Hawking muito conhecido.
A professora foi atrás de conseguiria o aparelho para Felipe que já estava querendo voltar para a escola, ela pesou em usar o dinheiro que já tinha arrecadado pro projeto, para comprar o software mais ainda faltaria muito, mas em agosto de 2015, Jandira descobriu que a Intel havia lançado um software de código livre chamado de Assistive Context-Aware Toolkit (ACAT), esse aparelho utiliza o mesmo aparelho de voz de Stephen Hawking, ACAT esta livre para todos sendo gratuito, só e necessário um computador com webcam.
ACAT tem 3 partes um sensor infravermelho ou uma wbcam que detecta os movimentos faciais, uma interface que seleciona letras para formar palavras e um software de perdição para entender a mensagem.
Felipe começou usar o ACAT, passou um ano em casa ate se adaptar com sua nova rotina ate poder voltar estudar.
Hoje com 14 esta na 8 série , ele estuda no turno da manhã e atarde esta junto da professora Jandira ajudando à  com os alunos , trabalharem com aparelhos da Tecnologia Assistiva. Na sala de aula  Felipe  e o único aluno entre os 20 com esse problema, na sala do projeto formiguinha há 15 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário