AUTISMO, INCLUSÃO E A TECNOLOGIA.
Por -Taiane G.P.Nunes RU 1741213, Gabrieli Rengel RU 1677486 e Marieli Acker RU 1676349
Polo -PAP Lucas do Rio Verde
Data- 16/08/2017
A
professora Taiane em sua sala de aula, 2ºsérie do ensino fundamental, na Escola
Municipal Caminho para o futuro, com seu aluno autista, André, ao perceber a
grande dificuldade e euforia em pegar o lápis para escrever, precisou criar um
plano de aula especial.
A
mediação do professor é crucial para que a criança se desenvolva sem exclusão,
dentre vários fatores que devem ser observados, a interação é um dos
principais, pois através da interação com o meio e com os outros é que o aluno
se sentira a vontade para sociabilizar-se com os outros.
Para que aconteça um bom desenvolvimento das crianças
especiais, existe outro fator a ser observado que é o suporte para trabalhar.
Em qualquer situação, o professor necessita de suportes para desenvolver o seu
trabalho, mais ainda se for a uma situação com crianças que necessitam de um
ambiente estruturado e diferenciado e de uma atenção especial. Dirigimo-nos ao
suporte financeiro para materiais didáticos e para um ambiente interativo, ao
suporte psicológico e a qualificação estruturada, que devem ser providenciados conforme
a lei.
No Brasil
ainda que não exista um número exato, estima-se cerca de 1 a cada 68 crianças
que nascem com o espectro autista, de acordo com pesquisas, “representa cerca
de 1% da população” Os sinais do autismo geralmente se desenvolvem
gradualmente, ano após ano, o mesmo é considerado um distúrbio neurológico que
afeta a interação social da criança, a comunicação verbal e não verbal, na qual
a criança desenvolve um comportamento repetitivo de tudo o que já fez ou falou
"Empilhar, enfileirar ou reorganizar objetos repetidamente é um
comportamento típico de uma criança com autismo".
Os
sintomas da criança autista começam a aparecer depois dos seis meses de vida,
mas, no Brasil o diagnóstico é bastante tardio e ainda muito confundido com a
criança hiperativa, deixando muitos brasileiros sem o diagnóstico correto.
Até pouco tempo atrás, o autismo não era
considerado uma deficiência que necessitasse de auxilio diferenciado e
"por não haver um texto específico que dissesse que os autistas são
deficientes, muitos deles não podiam usufruir dos benefícios que já existem na
legislação brasileira", tais benefícios são fundamentais para o desenvolvimento
de um aluno especial, tal como a monitora em sala de aula, ou as aulas de apoio
diferenciadas, mas agora temos em vigor a Lei nº 12.764, que institui a "Política Nacional de Proteção
dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista".
As grandes maiorias das
crianças autistas não gostam, ou evitam escrever e pegar no lápis, assim como
André, sendo assim, a utilização de jogos, com abordagens sensoriais estão
entre alguns quesitos para manter a atenção do aluno com autismo em sala de
aula, por este e outros motivos existem hoje, vários aplicativos que auxiliam
no aprendizado do aluno com autismo ou com Déficits relacionados a comunicação.
Um deles é o aplicativo ABC do autismo, que usamos na
disciplina de português, para desenvolver a alfabetização e auxiliar a criança
nas habilidades de raciocínio, letramento, repartição de sílabas, conhecimento
de vogais e formação de palavras.
O aplicativo conta com
desenhos, oque para o autista é uma grande forma de comunicação, para eles o
desenho torna mais fácil a compreensão, os ajudando a superar desafios na
aprendizagem, o aplicativo tem ainda como principais objetivos, facilitar o
aprendizado da criança nas questões de alfabetização e letramento, as deixando
mais a vontade para aprender de forma interativa e também auxiliar na
coordenação motora, por este motivo, esse aplicativo pode ser usado principalmente
nos anos inicias do ensino fundamental, que é quando as etapas de
letramento e alfabetização melhor são desenvolvidas.
Dentre tantas vantagens que
a professora obteve com o uso do aplicativo, está a possibilidade de
facilitamos o aprendizado da criança de forma divertida e interativa, trabalhar
a autonomia da criança, acelerar o aprendizado do mesmo já que o aluno
autista tem seu desenvolvimento afetado e
facilitar também para os professores no sentido dele ter uma base
do aprendizado, das dificuldades e das conquistas que o aluno tem tido.
Entretanto, dentre diversas vantagens existe ao ver da professora Taiane
algumas desvantagens, como por exemplo, a falta da devida interação da criança,
a pouca exploração da imaginação, e pelo fato da característica teimosa do autista,
deve-se estabelecer regras para que o mesmo não fique preso apenas
ao aplicativo.
Toda criança apesar de suas diferenças, têm capacidade de
aprender, mesmo que de formas e tempos diferenciados, o aluno autista como já
dito, têm seu desenvolvimento e suas condutas afetadas pelo transtorno, mas,
com o apoio certo por parte do professor, da família e da sociedade ele pode
aprender muitas coisas em diferentes níveis.
A escola é
um dos primeiros meios de sociabilização que o ser humano frequenta, então, é
de suma importância que o aluno se sinta incluso nas mais diversas áreas
escolares, em meio a uma sociedade que compreenda e respeite suas diferenças.
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