terça-feira, 22 de agosto de 2017

ABC do autismo- PEDAGOGIA022017


AUTISMO, INCLUSÃO E A TECNOLOGIA.

Por -Taiane G.P.Nunes RU 1741213, Gabrieli Rengel RU 1677486 e Marieli Acker RU 1676349
Polo -PAP Lucas do Rio Verde
Data- 16/08/2017 



Fonte:http://boaformaesaude.com.br/autismo-causas-sintomas-e-tratamentos/

A professora Taiane em sua sala de aula, 2ºsérie do ensino fundamental, na Escola Municipal Caminho para o futuro, com seu aluno autista, André, ao perceber a grande dificuldade e euforia em pegar o lápis para escrever, precisou criar um plano de aula especial.
A mediação do professor é crucial para que a criança se desenvolva sem exclusão, dentre vários fatores que devem ser observados, a interação é um dos principais, pois através da interação com o meio e com os outros é que o aluno se sentira a vontade para sociabilizar-se com os outros.
 Para que aconteça um bom desenvolvimento das crianças especiais, existe outro fator a ser observado que é o suporte para trabalhar. Em qualquer situação, o professor necessita de suportes para desenvolver o seu trabalho, mais ainda se for a uma situação com crianças que necessitam de um ambiente estruturado e diferenciado e de uma atenção especial. Dirigimo-nos ao suporte financeiro para materiais didáticos e para um ambiente interativo, ao suporte psicológico e a qualificação estruturada, que devem ser providenciados conforme a lei.
No Brasil ainda que não exista um número exato, estima-se cerca de 1 a cada 68 crianças que nascem com o espectro autista, de acordo com pesquisas, “representa cerca de 1% da população” Os sinais do autismo geralmente se desenvolvem gradualmente, ano após ano, o mesmo é considerado um distúrbio neurológico que afeta a interação social da criança, a comunicação verbal e não verbal, na qual a criança desenvolve um comportamento repetitivo de tudo o que já fez ou falou "Empilhar, enfileirar ou reorganizar objetos repetidamente é um comportamento típico de uma criança com autismo". 
Os sintomas da criança autista começam a aparecer depois dos seis meses de vida, mas, no Brasil o diagnóstico é bastante tardio e ainda muito confundido com a criança hiperativa, deixando muitos brasileiros sem o diagnóstico correto.
 Até pouco tempo atrás, o autismo não era considerado uma deficiência que necessitasse de auxilio diferenciado e "por não haver um texto específico que dissesse que os autistas são deficientes, muitos deles não podiam usufruir dos benefícios que já existem na legislação brasileira", tais benefícios são fundamentais para o desenvolvimento de um aluno especial, tal como a monitora em sala de aula, ou as aulas de apoio diferenciadas, mas agora temos em vigor a Lei nº 12.764, que institui a "Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista". 
As grandes maiorias das crianças autistas não gostam, ou evitam escrever e pegar no lápis, assim como André, sendo assim, a utilização de jogos, com abordagens sensoriais estão entre alguns quesitos para manter a atenção do aluno com autismo em sala de aula, por este e outros motivos existem hoje, vários aplicativos que auxiliam no aprendizado do aluno com autismo ou com Déficits relacionados a comunicação. Um deles é o aplicativo  ABC do autismo,  que usamos  na disciplina de português, para desenvolver a alfabetização e auxiliar a criança nas habilidades de raciocínio, letramento, repartição de sílabas, conhecimento de vogais e formação de palavras. 
O aplicativo conta com desenhos, oque para o autista é uma grande forma de comunicação, para eles o desenho torna mais fácil a compreensão, os ajudando a superar desafios na aprendizagem, o aplicativo tem ainda como principais objetivos, facilitar o aprendizado da criança nas questões de alfabetização e letramento, as deixando mais a vontade para aprender de forma interativa e também auxiliar na coordenação motora, por este motivo, esse aplicativo pode ser usado principalmente nos anos inicias do ensino fundamental, que é quando as etapas de letramento e alfabetização melhor são desenvolvidas.
Dentre tantas vantagens que a professora obteve com o uso do aplicativo, está a possibilidade de facilitamos o aprendizado da criança de forma divertida e interativa, trabalhar a autonomia  da criança, acelerar o aprendizado do mesmo já que o aluno autista tem seu desenvolvimento afetado e  facilitar também para os professores  no sentido dele ter uma base do aprendizado, das dificuldades e das conquistas que o aluno tem tido. Entretanto, dentre diversas vantagens existe ao ver da professora Taiane algumas desvantagens, como por exemplo, a falta da devida interação da criança, a pouca exploração da imaginação, e pelo fato da característica teimosa do autista, deve-se estabelecer regras para que o mesmo não fique preso  apenas  ao aplicativo. 
 Toda criança apesar de suas diferenças, têm capacidade de aprender, mesmo que de formas e tempos diferenciados, o aluno autista como já dito, têm seu desenvolvimento e suas condutas afetadas pelo transtorno, mas, com o apoio certo por parte do professor, da família e da sociedade ele pode aprender muitas coisas em diferentes níveis.

A escola é um dos primeiros meios de sociabilização que o ser humano frequenta, então, é de suma importância que o aluno se sinta incluso nas mais diversas áreas escolares, em meio a uma sociedade que compreenda e respeite suas diferenças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário