terça-feira, 22 de agosto de 2017

APLICATIVO HAND TALK PROMOVE A INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES

Aumenta o desempenho dos alunos com deficiência auditiva em escola de  Lucas do Rio Verde
Por Cristiane Martins Domingues, RU996266
Polo Lucas do Rio Verde – Lucas do Rio Verde
Data 21/08/2017


Um aplicativo chamado Hand Talk para tablets e celulares tem auxiliado os alunos com deficiência auditiva da Escola Getúlio Vargas em Lucas do Rio Verde – MT, onde estudam 23 alunos com deficiência auditiva. Através de uma iniciativa da própria escola, após ser detectado a grande dificuldade dos alunos no aprendizado em todas as séries do ensino fundamental, foi realizado um projeto para inclusão desses alunos, com apoio da Prefeitura Municipal, através da secretaria de educação, alguns pais e patrocinadores, foi adquirido 25 smartphones para utilização em sala de aula. Os professores receberam treinamento sobre o aplicativo e como ajudar os alunos em sala de aula através do uso do aplicativo. Foi incluído no projeto as séries finais do ensino médio (5º ao 9º ano) em todas as disciplinas.

Hand Talk é um aplicativo brasileiro gratuito que traduz português para Língua Brasileira de Sinais – Libras e foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “o melhor app de inclusão social do mundo”. Funciona com um intérprete virtual que traduz informações em forma de texto, imagens e áudio para a Libras. É considerado um tradutor de bolso. Além do recurso de tradução o Hand Talk apresenta outras funções como uma sessão educativa chamada Hugo Ensina, que possui vários vídeos que ensinam expressões e sinais em Libras. Pode ser utilizado não apenas na sala de aula, mas também em casa entre pais, filhos e familiares, serve também para reforçar o vocabulário para aprender Libras.

Os pais e alunos que fazem parte do projeto foram orientados e capacitados para receberem os smartphones com o aplicativo Hand Talk, alguns preferiram usar seu próprio dispositivo. Para que o uso não se limitasse apenas à sala de aula, mas auxiliasse o aluno em toda sua vida, foi disponibilizado para levar para casa, assinaram um termo de compromisso para devolverem no final do ano letivo, e incentivados a adquirirem seus próprios dispositivos após esse prazo a fim de darem continuidade ao uso e não perderem os seus benefícios. Essa regra foi estabelecida para evitar que o dispositivo fosse perdido, vendido ou se fizesse mau uso, o aluno assumindo a responsabilidade de cuidar e devolver no final do ano.

O aplicativo facilita a comunicação de surdo e ouvintes e o uso em sala de aula permite ao aluno entender todas as falas do professor simultaneamente com o restante da turma, sem necessidade de outro pessoa para traduzir e sem ter que o professor repetir sua fala exclusivamente para os aluno com deficiência. As únicas desvantagens relatadas por professores, até o momento, pelo uso do dispositivo na escola foram em relação ao carregamento dos dispositivos, e em alguns casos o uso indevido para outras finalidades e a queixa dos alunos sem deficiência auditiva, que questionam o uso de celular na sala de aula.

A Escola Getúlio Vargas foi a pioneira em Lucas do Rio Verde no projeto de inclusão de alunos com deficiência auditiva através do uso do aplicativo Hand Talk e já comemora os resultados obtidos através do bom desempenho dos alunos, tendo sido implantado no início do ano letivo, já são visíveis os resultados que vão além das notas dos alunos, há melhor interação e participação na sala de aula como relata a professora de matemática Cristiane Domingues, que antes do uso do aplicativo haviam muitas dificuldades para o ensino dos conteúdos aos alunos com deficiência auditiva, mesmo conhecendo um pouco de Libras não atingia bons resultados em sala de aula por demandar muito tempo para explicar aos alunos os conteúdos e em todos os processos do ensino havia muitos barreiras o que resultava num péssimo desempenho dos alunos com essas dificuldades. Outra professora, de português, Maria comemora os avanços e percebe a facilidade e vantagens do uso do Hand Talk em suas aulas. Constatados bons resultados no uso do aplicativo a Secretaria de Educação do Município estuda um projeto para implementar o uso do aplicativo Hand Talk em todas as escolas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário