terça-feira, 22 de agosto de 2017

LIVOX, APLICATIVO QUE DA VOZ E AUTONOMIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS


  LIVOX, APLICATIVO QUE DÁ VOZ E AUTONOMIA
PARA PESSOAS COM DEFICIENCIAS

Maria do Carmo Bispo de Sousa, RU: 1127167
PAP – Lucas do Rio Verde - MT
 22/08/2017















Fonte: http://www.livox.com.br

O pernanbucano Carlos Edmar Pereira desenvolveu o melhor aplicativo de inclusão do mundo, segundo a ONU. A inspiração para Carlos veio após o nascimento de sua filha Clara, portadora de paralesia cerebral, impossibilitada de se comunicar oralmente. O pai que é analista de sistema, viu a necessidade bem de perto convivendo com a deficiencia da filha, então resolveu transformar  a necessidade da fala, em um solftware de comunicação alternativa.
O aplicativo LIVOX é um app para tablets e smartphones, é um negócio social que viabiliza a inclusão e a acessibilidade a pessoas com deficiências, o mesmo possui algoritimos para distúrbios motores, cognitivos e visuais que permite que pessoas com deficiências se comuniquem e aprendam.  Devido a sua diversificação, esse aplicativo é diferente para cada pessoa de acordo com o tipo e grau de sua deficiência. Possui interfaces diferentes dependendo da deficiência ou limitação do usuário.  As pessoas que sabem ler, as que não sabem ler, pessoas que podem ver, as que não podem ver, pessoas que não entendem conceitos abstratos, podem usar o livox.
Comprovada sua eficácia pelos pais, o Livox chegou também às escolas. E a Prefeitura do Recife adiquiriu ao solftware que são utilizadas por alunos de escolas municipais, bem como na escola da Educação Infantil Engenho do Meio, localizada na pereferia da capital pernambucana.
Logo, chamou a atenção da professora que realiza atendimento educacional Jeyse Anne de Oliveira, que adotou o aplicativo disponibilizado pela Secretaria de Educação do Recife, para testar com os alunos portadores de deficiência com paralesia cerebral. A mesma atende os alunos em sala apropriada de multirrecursos.
A escola Engenho do Meio, no Recife é referência no atendimento de jovens com deficiências, promovendo a inclusão de 86 alunos com alguma carência física ou intelectual.
Jhonatan Santos, 19 anos, foi o primeiro aluno da rede municipal a usar o aplicativo em sala de aula, sendo orientado pela professora Jeyse Anne. O aplicativo “Permitiu que o Jhonatan podesse se expressar em qualquer momento e transmitir aquilo que ele está sentindo. Dando a sensação de liberdade de voz para Ele” , relata a mãe de Jhonatan, Ginny Lins, que teve paralesia cerebral no decorrer do parto.
Para a professora, o mesmo tem um potencial muito bom, mas o corpo não obedece, sendo muito dificil essa relação de comunicação. Então o uso do aplicativo facilitou a comunicação e a aprendizagem dando voz para a pessoa com deficiência e um pratagonismo aos alunos. Significando inclusão e garantia de direitos e mostra que as pessoas são iguais na condição humana. Não aprendendo somente conteúdos pedagógicos escolar, mas que os alunos aprendam para a vida.
A professora procurou através do aplicativo Livox, promover e incentivar a comunicação incentivando a expressão das necessidades e sentimentos dos educandos envolvidos neste processo de inclusão, o qual possibilita o desenvolvimento da comunicação da língua através de imagens e sons por associação, por meio de frases, usando palavras rápidas contribuindo como articulação, fluência e mais clareza na linguagem.
O aluno impressiona com sua satisfação em mandar mensagens de texto e postar vídeos, provando que o uso da tecnologia lhe abriu as portas do mundo, desenvolvendo sua aprendizagem e ampliando conhecimentos.
Para a professora Jeyse Anne, além de ganhos na comunicação e no desenvolvimento do cognitivo, e dos movimentos, a tecnologia “possibilita imensa satisfação aos alunos e as famílias em estar quebrando barreiras e conquistando novos horizontes”.
Após o sucesso comprovado na expreiência com o aluno Jhonantan, o aplicativo Livox que tem como objetivo da liberdade de voz aos que necessitam se comunicar com o mundo, passou a fazer parte da política de educação inclusiva no Recife.


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