quarta-feira, 23 de agosto de 2017


Alunos com deficiência auditiva surpreendem seus professores ao se desenvolver com mais facilidade utilizando o aplicativo VLibras.

Por (Leonice Arruda dos Santos RU 1672992, Marcilene Santos Vieira Bohrer RU 1753191, Eliane Cerqueira Biet RU 1753177)
Polo – Cidade : PAP Lucas do Rio Verde - MT
Data (ex. 23/08/2017)


 
Fonte: http://www.verdinha.com.br/tecnocoisado/wp-content/uploads/sites/35/2016/05/aplicativo-surdos-vlibras.jpg

Na cidade de Ibema no oeste do estado do Paraná na Escola Getúlio Vargas, as professoras Maria e Marcia têm 4 alunos do 5º ano com idade entre 10 e 12 com deficiência auditiva, preocupadas com o desenvolvimento de seus alunos, foram em busca de recursos que pudessem auxiliar suas praticas pedagógicas, pois precisavam ampliar seus conhecimentos sobre libras para ensinar aos seus alunos,.através de pesquisas aprenderam que:
A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa, essas línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional, como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos ou dialetos), o que a legitima ainda mais como língua, os sinais nela utilizados são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos.
Continuando as pesquisas encontrar uma forma para incluir alunos com deficiência auditiva, utilizando um aplicativo VLibras , que funciona da seguinte maneira, O VLibras é um aplicativo que pode ser instalado computadores, navegadores, tablets e celulares andoid e IOS. Ele contém um conjunto de ferramenta que traduz textos áudios e vídeos do português para a linguagem de sinais, ele tem um agente animador virtual em 3D (avatar 3D) que faz a interpretação do conteúdo que é apresentado. Dentro do aplicativo existem diversas plataforma como o WikiLibras que é web e dicionário de libras que foi desenvolvido pela equipe do projeto que também pode haver adição de novos sinais e edição dos existentes.
No início foi pensado que seria difícil a adequação das crianças mais não foi bem assim que aconteceu, o aprendizado de como utilizar  foi algo que deixou as professoras felizes, pois foi quando chegou o final do bimestre, viram o desempenho das crianças. A surpresa veio quando notaram que os alunos com deficiência auditiva se sobressaíram não só em língua portuguesa mais em todas as outras. A direção viu que aquilo podia ser bom não só paras turmas que tinha m crianças com a deficiência mais sim para toda a outras também e assim fez.
No primeiro momento  resolveram usá-lo na matéria de língua portuguesa, aos poucos foram se aperfeiçoando com o aplicativo e gradativamente passaram a utilizar o aplicativo em todas as disciplinas oferecidas na escola.
Os resultados foram surpreendentes, agora esses alunos estão sendo ensinadas de uma forma diferente, utilizando a mídia e incluído os alunos com deficiência de uma forma eficaz, onde realmente se desenvolvam e se sintam parte da escola, já que seus colegas sem deficiência, utilizam o mesmo equipamento.
 A equipe gestora levou o assunto até a secretaria de educação do município e a prefeitura dá total apoio ao projeto e doa os materiais, forneceu os tabletes para a escola não apenas para os alunos especiais mais também para os outros todos se familiarizassem com a libras e assim pudessem se comunicar com os especiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário