Alunos com deficiência auditiva surpreendem
seus professores ao se desenvolver com mais facilidade utilizando o aplicativo
VLibras.
Por (Leonice Arruda dos Santos RU 1672992, Marcilene Santos Vieira
Bohrer RU 1753191, Eliane Cerqueira Biet RU 1753177)
Polo – Cidade : PAP Lucas do Rio Verde - MT
Data (ex. 23/08/2017)
Fonte:
http://www.verdinha.com.br/tecnocoisado/wp-content/uploads/sites/35/2016/05/aplicativo-surdos-vlibras.jpg
Na cidade de Ibema no oeste do estado do Paraná
na Escola Getúlio Vargas, as professoras Maria e Marcia têm 4 alunos do 5º ano com idade
entre 10 e 12 com deficiência auditiva, preocupadas com o desenvolvimento de
seus alunos, foram em busca de recursos que pudessem auxiliar suas praticas
pedagógicas, pois precisavam ampliar seus conhecimentos sobre libras para
ensinar aos seus alunos,.através de pesquisas aprenderam que:
A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem
sua origem na Língua de Sinais Francesa, essas línguas de sinais não são
universais, cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências
da cultura nacional, como qualquer outra língua, ela também possui expressões
que diferem de região para região (os regionalismos ou dialetos), o que a legitima
ainda mais como língua, os sinais nela utilizados são formados a partir da
combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço
onde esses sinais são feitos.
Continuando as pesquisas encontrar
uma forma para incluir alunos com deficiência auditiva, utilizando um
aplicativo VLibras , que funciona da seguinte maneira, O VLibras é um
aplicativo que pode ser instalado computadores, navegadores, tablets e
celulares andoid e IOS. Ele contém
um conjunto de ferramenta que traduz textos áudios e vídeos do português para a
linguagem de sinais, ele tem um agente animador virtual em 3D (avatar 3D) que
faz a interpretação do conteúdo que é apresentado. Dentro do aplicativo existem
diversas plataforma como o WikiLibras que é web e dicionário de libras que foi
desenvolvido pela equipe do projeto que também pode haver adição de novos
sinais e edição dos existentes.
No início foi pensado que
seria difícil a adequação das crianças mais não foi bem assim que aconteceu, o
aprendizado de como utilizar foi algo
que deixou as professoras felizes, pois foi quando chegou o final do bimestre, viram
o desempenho das crianças. A surpresa veio quando notaram que os alunos com
deficiência auditiva se sobressaíram não só em língua portuguesa mais em todas
as outras. A direção viu que aquilo podia ser bom não só paras turmas que tinha
m crianças com a deficiência mais sim para toda a outras também e assim fez.
No primeiro momento resolveram usá-lo na matéria de língua
portuguesa, aos poucos foram se aperfeiçoando com o aplicativo e gradativamente
passaram a utilizar o aplicativo em todas as disciplinas oferecidas na escola.
Os resultados foram surpreendentes, agora esses
alunos estão sendo ensinadas de uma forma diferente, utilizando a mídia e incluído
os alunos com deficiência de uma forma eficaz, onde realmente se desenvolvam e
se sintam parte da escola, já que seus colegas sem deficiência, utilizam o
mesmo equipamento.
A equipe
gestora levou o assunto até a secretaria de educação do município e a prefeitura
dá total apoio ao projeto e doa os materiais, forneceu os tabletes para a
escola não apenas para os alunos especiais mais também para os outros todos se
familiarizassem com a libras e assim pudessem se comunicar com os especiais.
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