domingo, 3 de setembro de 2017

livox: autonomia e liberdade


 LIVOX: AUTONOMIA E LIBERDADE

Por Joseane da Silva Lopes  RU 129181 Fanielly de Almeida Silva RU 845158
Polo – PAP Lucas do Rio Verde- MT

Data  08/08/ 2017
fonte:http://revistadmais.com.br/wp-content/uploads/2016/08/4-Livox.png
O livox é um aplicativo que foi desenvolvido no ano de 2011 pelo Pernambucano Carlos Pereira, 39 anos, incialmente para comunica-se com sua filha Clara Costa Pereira, 9 anos,  que nasceu com Paralisia cerebral, inicialmente o aplicativo foi desenvolvido apenas  com respostas de sim e não, que  com o passar do tempo foi aprimorado   hoje auxilia a comunicação de mais de 20 mil pessoas com Paralisia Cerebral, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica),Autismo, portadores de deficiência auditiva e visuais e Sequelas de AVC.
 Este aplicativo esta disponível em versão para Androide contém mais de 12mil figuras que ajuda na comunicação, auxiliando assim seus usuários expressarem suas necessidades e sentimentos, ele é o único com algoritmos inteligentes, que se ajusta de acordo com a deficiência de cada usuário, possui teclado virtual, cria conteúdos educacionais auxiliando o usuário conceitos matemáticos, a ler, escrever, o livox aumenta a capacidade de atenção e concentração, porém é um aplicativo que funciona apenas com wifi-direct ou Bluetooth, podendo ser usado por qualquer faixa etária. O aplicativo pode ser baixado grátis, porém é necessário pagar pela licença para utilizar.
“O livox veio para dar essa força às famílias que andavam com pastas, o que era pouco prático. É muito mais fácil levar um tablete na bolsa, é uma ferramenta também de inclusão escolar”.
O Aplicativo também fez a diferença na vida do aluno João Carlos, 9 anos ,autista aluno  da Escola Municipal Mário Sérgio Cortella, localizada em Caxias MA , que atende cerca de 350 alunos do ensino fundamental, dentre estes, 15 possui algum tipo de necessidade especial; na 3ª série do turno  matutino sala da Professora Gabrielle Kawanny Rodrigues, o aluno João Carlos sempre foi uma criança bastante agitada por não conseguir expressar seus sentimentos e necessidades.
Certo dia a professora Gabrielle Kawanny Rodrigues, conheceu o Livox, viu seus benefícios e percebeu que através daquele aplicativo poderia ajudar seu aluno,  então ela inscreveu-se no site do aplicativo para concorrer uma licença grátis, alguns dias depois de realizar seu cadastro ela foi informada que havia sido contemplada com a licença grátis; ela entrou em contato com a mãe de João Carlos e como ele já tinha um tablete, eles baixaram o aplicativo e logo puderam usar.
Com o livox João Carlos hoje é uma criança que vem se desenvolvendo cada vez mais, pois através do aplicativo consegue comunica se com a professora e demais alunos, pode realizar suas atividades, está bem mais tranquilo e com a ajuda do aplicativo já esta em fase de conclusão do seu primeiro livreto.
“O comportamento do aluno mudou de tal maneira que já podemos ver melhora em sala de aula, ele está podendo dizer o que sente o que ele quer, o João é muito inteligente só precisava ser compreendido. O Aplicativo auxilia na formulação de frases, textos, leitura, além de comunicar é um software de aprendizagem”.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nomeou o aplicativo como a inovação tecnológica com maior impacto, concorrendo com 20 mil aplicativos de 178 países, também recebeu da ONU (Organização das Nações Unidas) o prêmio de melhor aplicativo de inclusão social do mundo, e esta disponível em 25 idiomas, ganhou o prêmio o Desafio de Impacto Social do Google para Deficiências, prêmio este que lhe rendeu cerca de 2,2 milhões para aprimoramento em uma comunicação mais rápida para os seus usuários.
O livox já foi traduzido em inglês, árabe, espanhol e alemão o aplicativo também vem sendo usado nas APAES, procurando melhorar a vida de mais portadores de deficiências e necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário