domingo, 3 de setembro de 2017

MOUSE OCULAR TECNOLOGIA DA INCLUSÃO


MOUSE OCULAR TECNOLOGIA DA INCLUSÃO
A INOVAÇÃO TECNOLÓGIA QUE VEIO PARA MUDAR A VIDA DE PESSOAS COM DIFICULDADES MOTORAS
Por Jéssica Carolaine Bernardi Weber - 1819845
Polo – PAP Lucas do Rio Verde - MT

Data 13/08/2017
Fonte: http://ciarde.blogspot.com.br/ acesso em 13/08/2017 as 18:44

A professora de informática Maria Helena da escola Rio Verde de Lucas do Rio Verde – MT precisou adaptar suas aulas do ano letivo de 2017, pois teria um aluno tetraplégico, foi então onde descobriu que poderá contar com o auxílio de uma tecnologia inovadora o MOUSE OCULAR. Que possibilita o aluno a utilizar o computador, aumentara sua autoestima e facilitara a comunicação com sua sala de aula, sendo assim participará das aulas como qualquer outro aluno.

Maria Helena nunca trabalhou com esse tipo de equipamento e nem com criança tetraplégica então era um novo e grande desafio para ela. Ela teve que fazer vários cursos de adaptação para saber como lidar tanto com o equipamento como com a criança.
O aluno frequentará o 5º ano do ensino fundamental, ficou tetraplégico depois que sofreu um acidente com seus pais, ele tinha cinco anos de idade, hoje está com nove anos e nem fala consegue mais desenvolver.
Seu principal objetivo será facilitar o uso do computador para essa criança e que ela posso ter uma aprendizagem melhor. Segundo o blog do professor Sergio Castro, será fixado cinco eletrodos de eletrocardiograma na sua face em torno dos olhos onde poderá controlar o cursor do mouse apenas pelo movimento dos olhos e do piscar deles. O modulo eletrônico dele receberá os sinais identificara os movimentos e mandará os comandos para o computador.
Após algumas aulas realizadas pela Maria Helen, ela percebeu algumas vantagens e desvantagens. Sendo algumas de suas vantagens que o aluno navegou pela internet, digitou palavras, escreveu mensagens, utilizou softwares apenas utilizando o piscar e os movimentos dos olhos. E algumas de suas desvantagens são o grande fluxo de energia e restrita as aulas em determinadas atividades.
Com o passar das aulas o aluno foi evoluindo intelectualmente, com isso, outros professores pensaram ainda em utilizar o mesmo equipamento tecnológico em suas disciplinas para que esse aluno possa desenvolver melhor seus conhecimentos.
Ele passou a ser uma aluno que interage com seus colegas, professores e pessoas que estão ao seu redor. Participa as aulas como qualquer outro aluno, realiza todas as atividades propostas.
Por ser o primeiro aluno da escola Rio Verde com está deficiência consequentemente é o primeiro mouse ocular instalado na escola, a experiência está sendo extraordinária, pois o aluno está evoluindo cada vez melhor.
Os pais desse aluno também fizeram um reconhecimento da escola pois é o primeiro ano que a criança usa o mouse ocular e o desenvolvimento de seu filho foi espetacular, nem mesmo eles acreditavam que seu filho fosse capaz de ter algum conhecimento por não tem movimentos e nem falar, mas sim ele foi capaz de aprender e tinha conhecimento.
Após o fim do primeiro semestre do ano letivo de 2017 todos os professores das demais disciplinas adaptaram suas aulas com o mouse ocular, pois haviam reparado na melhora do desempenho deste aluno nas aulas de informática. Já após algumas aulas em todas as disciplinas os professores perceberam que o aluno havia evoluído em tudo e que não poderia aprender de maneira alguma se não fosse o mouse ocular.
Com tudo, os colaboradores da escola decidiram que todas as crianças com qualquer deficiência fosse adaptada para que possa aprender adequadamente de igual para qualquer colega de sala.
Assim podemos perceber que o mouse ocular é uma tecnologia inovadora beneficente para que pessoas que não podem andar, falar, que sofrem alguma deficiência que não os possibilita expressar- -se, conversar, movimentar-se como qualquer outra pessoas, pois as auxiliam a demonstrar o que sente, o que sabe e o que quer através de mecanismo inovador. E este mecanismo não possui contra indicação.  Podendo uma criança desde pequena que sofre com essa limitação, começar aprender, se desenvolver e expressar o que sente, podendo chegar no mercado de trabalho adaptado com esta tecnologia, tendo assim uma vida normal como qualquer outra pessoa.
Sabemos que para tudo se tem uma limitação mas com muito esforço e dedicação das pessoas que precisara do equipamento, como dos familiares, médicos e pessoas que convivem com essas pessoas consegue-se o equipamento, que atualmente tem seu custo baixo em torno de uns 200,00 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário