terça-feira, 12 de setembro de 2017

ESCOLA ENSINA DE UMA MANERA DIFERENTE

ESCOLA ENSINA DE UMA MANEIRA DIFERENTE
APLICATIVOS QUE AJUDAM CRIANÇAS COM AUTISMO
Graziele Montanha Buchar, 1377361.
PAP Lucas Do Rio Verde.
24/08/2017
Imagem relacionada
 Fonte: //play.google.com/store/apps/details?id=com.Sia.Teo
Com o aplicativo TEO (Tratar, Estimular, Orientar) alunos com autismo da Escola Eça de Queiroz estão mais entusiasmado em ir para escola.
 “O autismo é um distúrbio no desenvolvimento neurológico que prejudica o desenvolvimento social e a capacidade de se comunicar e sem cura, mas como tratamento correto pode viver uma vida normal, o autismo pode ser identificado logo nos primeiros messes ou anos de vida e suas causas são desconhecidas”.
Pensando nisso a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Eça de Queiroz da cidade de Lucas Do Rio Verde- MT está incluindo em sua didática aulas interativa com o auxilio de alguns aparelhos tecnológicos e aplicativos específicos para crianças entre três a nove anos.
Dentre muitos aplicativos para autismo o que destacou para a escola é o TEO que oferece um conjunto de jogos que estimula a comunicação, a socialização e no desenvolvimento da criança. “O aplicativo foi desenvolvido por pesquisadores e estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alagoas (Campus Arapiraca) com a ajuda de profissionais especializados em autismo”.
O aplicativo pode ser utilizado também fora da escola, celulares com a tecnologia androide pode fazer o download do aplicativo gratuito. Desenvolvido para estimular a mente da criança com autismo os jogos ajuda na associação, na matemática, a memorizar, a aprender com as atividades que fazemos no dia a dia e a prender sobre a parte do nosso corpo.
A cada acerto acriança ganha palmas e parabéns do aplicativo já quem acompanha pode ver o desenvolvimento a cada etapa de cada fase e por jogo, assim o professor pode verificar o aluno que mais tem dificuldades para aprender ou acompanhar a turma.
Os alunos que começaram a utilizar os aplicativos algum tempo estão mostrando uma melhora em seu comportamento e em seu desenvolvimento social, eles interagem mais com os professores e seus colegas fora e dentro da sala de aula. Muitos professores acham que esses alunos ficaram mais interessados em aprender de uma maneira divertida, sempre lembrando que não é só o aparelho que ensina e sim uma pessoa especializada.
E mesmo com uma turma pequena de dez alunos ainda faltam professores especializados na área e recursos para comprar os aparelhos. A diretora da escola senhora Marli Ventura junto com coordenadores e professores acham que muitos desses aplicativos e aparelhos poderiam estar disponíveis a todos os alunos mas a escola não dispõe de recursos para oferecer e que o município não pode dispor para todas as escolas.
Ressaltando sempre que mesmo que a criança frequente uma escola regular ela tem que ter um acompanhamento médico e psicológico diário seja na instituição ou em uma clinica especializada em pessoas com autismo.


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