
sexta-feira, 29 de setembro de 2017
tecnologia e inovação
Aluno com deficiência auditiva aprende a se comunicar melhor com ajuda de aplicativo
Por (Ivanildo Nascimento Ribeiro da Silva, 1832445)
Polo – Lucas do Rio Verde/ MT
Data (22/08/2017)
O aluno Matheus, de 10 anos, da escola Futuro, localizada na cidade de Lucas do Rio Verde-MT, melhorou suas notas, a comunicação e o desempenho (aprendizado) escolar com o auxílio de seu professor utilizando um aplicativo (Hand Talk, app para surdos), o estudante tem deficiência auditiva e isso dificultava o diálogo com o professor, com os alunos da sua sala e com sua família através de gestos sem saberem usar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o aplicativo facilitou muito a vida de Matheus aos poucos.
Tudo começou quando o professor de Matheus, André, de 31 anos, não conseguia fazer com que o aluno pudesse assimilar o conteúdo de sua matéria, devido a deficiência auditiva e o fato de o professor não ter formação em Libras no período de sua formação acadêmica. Isso mudou quando o professor soube da criação de um aplicativo brasileiro destinado a pessoas surdas/ouvintes para facilitar a comunicação entre si. “Depois que descobri o Hand Talk, soube que estava ajudando pessoas como o Matheus a se comunicarem melhor no dia a dia com ouvintes em qualquer lugar, mostrei à ele o aplicativo e o quanto ajudaria ele na escola e em casa.” Diz.
Aos poucos Matheus foi se adaptando ao utilizar o aplicativo, orientado pelo professor André. “No começo tive dificuldades em utilizar o Hand Talk, depois ficou mais fácil, porque fui me adaptando ao aplicativo usado na sala de aula todos os dias através do Tablet (Dispositivo Móvel) que ganhei do meu professor.” Afirma.
Na sala de aula, Matheus começou a desenvolver mais suas habilidades, o aprendizado e a convivência com os amigos da escola e familiares. Alguns amigos e familiares de Matheus passaram a usar o aplicativo também. “Minhas notas melhoraram, passei a aprender mais o conteúdo das aulas, ficou mais prático entender a explicação do professor André. Na hora das explicações dos conteúdos das matérias, o professor fala próximo ao microfone e a tradução acontece simultaneamente, quando eu tenho alguma dúvida, digito o texto no celular e o professor responde através de áudio traduzido pelo intérprete virtual 3D, chamado Hugo, assim aprendo facilmente com ajuda desse aplicativo.” Explica Matheus.
Matheus diz também que até em casa o aplicativo ajudou a mudar o relacionamento e a comunicação com a família. “antes de usar o aplicativo, a relação de diálogo era difícil em casa e quase não conseguíamos conversar através de gestos, eu e meus familiares não tinhamos muito conhecimento em Libras.” Completa Matheus.
O professor André ressalta a importância do uso da tecnologia para pessoas com deficiênia e explica porque escolheu o Hand Talk mesmo com muitos aplicativos similares para ajudar o aluno Matheus. “hoje a tecnologia está acessivel para atender as necessidades particulares de cada pessoa, facilitando seu uso para todos e diminuindo a desigualdade e inclusão a serviço da tecnologia. Escolhi o Hand Talk, por ser um aplicativo 100% Brasileiro, vem se tornando bem popular com o tempoe tem ajudado muitas pessoas e é indicado como um dos melhores nessa categoria. O aplicativo é fácil de usar, basta digitar o texto ou gravar um audio que logo e traduzido pelo Hugo, também funicona sem internet, só que lentamente, o app tem propagandas e para remover é preciso pagar.” Finaliza o professor.

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário