quinta-feira, 14 de setembro de 2017

APLICATIVO AUXILIA NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TEA

APLICATIVO AUXILIA NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TEA
Maira Insfran Pontis
PAP Lucas do Rio Verde

Data:26/08/2017

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O app Meu Querido Mundo Magico vem ganhando destaque auxiliando crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. O aplicativo é de fácil acesso e pode ser baixado em um aparelho móvel com androide, foi desenvolvido principalmente para auxiliar na inclusão escolar de crianças portadoras de TEA, além de ser um jogo interativo e educativo.
O aplicativo tem ganhado muitos adeptos a cada dia. Na escola de ensino fundamental Arcênio Rojas de uma pequena cidade do interior de São Paulo, a professora Keli ministra aula para o segundo ano e conta com um aluno especial portador de TEA, dessa forma buscou recursos diferentes aliando a tecnologia a educação para diversificar as atividades e incluir esse aluno ao meio social, levando em conta que autistas adoram computadores, tabletes e celulares e tem grande dificuldade no relacionamento com pessoas e objetos, e grande incapacidade de estabelecer relações sociais com outras crianças, dificultando essa inclusão ao meio social, sabendo disso Keli passou a usar o app Meu Querido Mundo Mágico, onde a criança brinca e aprende ao mesmo tempo, trazendo um pouco de diversidade nas atividades cotidianas dessa criança.
Keli descobriu o aplicativo através da internet ,e viu que poderia ser muito interessante, pois é um aplicativo que foi criado no Brasil por adolescentes do ensino fundamental com o objetivo de ajudar crianças com TEA, inspiradas em crianças da própria escola em que estudavam.
Professora Keli ressalta ainda que não há restrições ao uso do aplicativo e que as vantagens do uso podem ser muito consideráveis no dia a dia, já que autistas precisam de uma atenção diferenciada e relevante. A partir dele pode-se trabalhar a coordenação motora, o senso de direção, identificação de ações que se deve ou não fazer, incentivo a criatividade, a curiosidade e muito mais.
O aplicativo possui uma tela inicial no qual o aluno precisará do auxílio de um adulto para iniciar, tocando em qualquer lugar na tela inicial já entrara em outra tela onde será possível escolher um personagem e se quiser poderá ser personalizado com seu nome, logo adiante possui 3 jogos que funcionam da seguinte maneira:
-LABIRINTO: o jogo funciona de acordo com os movimentos do aparelho móvel, caso a bolinha encoste em um dos obstáculos perde uma vida. O objetivo do jogo é levar a bolinha menor até a bolinha maior, onde é trabalhado o senso de direção e a coordenação motora;
-BOAS MANEIRAS: neste jogo a criança tem a possibilidade de aprender através de ações e emojis o que se pode ou não fazer, o que é certo ou errado;
-DESENHO LIVRE: este jogo possibilita que a criança desenhe livremente utilizando as cores disponíveis, sendo que para apagar basta chacoalhar o aparelho móvel.
Inserir um autista na sala de aula da rede de ensino regular é a melhor forma de estimular as capacidades desse portador, porem a escola precisa contar com metodologias adequadas para suprir as deficiências do autista, que necessita de um método de ensino diferenciado e individual, e um profissional qualificado para tarefa, ressaltando ainda que a inclusão escolar do portador deve levar em conta o grau da síndrome para poder melhor auxiliá-los. Normalmente as crianças que sofrem de autismo processam de uma forma mais fácil e rápida informação visual do que informação auditiva, logo sempre que utilizado ferramentas como tabletes, smartphones está a se transmitir informações através de sua área mais forte de processamento, a área visual.
A Tecnologia Assistiva pode melhorar a vida das crianças autistas em vários aspectos;
-compreensão geral do ambiente em seu redor;
-nas habilidades de interação social;
-habilidades de organização e comunicação;
-habilidades de atenção e motivação;
-habilidades de auto ajuda e hábitos diários;
Existem vários tipos de tecnologias assistivas que podem colaborar para o sucesso do aprendizado e da inclusão de portadores de deficiência, podendo assim conceitua-la como todos os tipos de tecnologias que podem ajudar a melhorar as capacidades funcionais de pessoas com algum tipo de dificuldade funcional, como o caso de portadores de TEA.


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