segunda-feira, 4 de setembro de 2017

‘Hand Talk é uma ferramenta para inclusão social das crianças surda.’

‘Hand Talk é uma ferramenta para inclusão social das crianças surda.’

RENATA GLEICE DE ARAUJO RU: 1398006
PAP- LUCAS DO RIO VERDE MT.
22/08/2017






                 Fonte: sayscentrodeensino. wordpress.com
 Na Escola Municipal Major José Amarante localizado em Lucas do rio verde- MT, Esta matriculado 10 de alunos de inclusão do 4° a 8° Ano, a professora Helena Sousa pós graduada e história tinha dificuldade e lecionar para crianças com deficiência auditiva e fala levantou ideia  de incluir um aluno surdo em sala de aula regular e fazer uso de um aplicativo em dispositivo móvel para facilitar a inclusão. Foi feita uma atividade com a turma regular e o aluno surdo usando o aplicativo Hand Talk, no período de Março de 2017.
A escola Major José Amarante precisa facilitar a comunicação entre a criança surda e o espaço em que ela está inserida, usou como ferramenta pedagógica o aplicativo Hand Talk foi percebido que o aluno, por não se comunicar como os demais colegas. A princípio usou-se o dispositivo com o aluno em particular, num momento específico da aula, para atendê-lo individualmente, para aprender a manipular e conhecer o aplicativo.
    Num segundo momento, foi realizada uma atividade com os nomes de pessoas, um personagem 3D “Hugo” que movimenta- se ao se tocar na tela arrastando o dedo, ele gira, pisca os



Olhos e com as mãos prontas a fazerem os sinais, o que foi motivando os alunos a quererem apreender os sinais para ajudar o aluno surdo.

Os resultados positivos trouxe aprendizagem tanto dos alunos do ensino regular como do aluno surdo, teve a oportunidade de conhecer sinais importantes para sua vida em sociedade, o que amenizou os conflitos no ambiente escolar.
Tendo considerado o aplicativo uma ferramenta para inclusão social das crianças surda e
Disposto conforme a lei n° 191218/17. Torna-se importante considerar o processo de alfabetização de crianças com deficiência auditiva.
Tendo assim as crianças tem tido o maior facilidade contato no ambiente familiar com o mundo, assim relato à dona Francisca Maria dos Santos, mãe de Pedro e Matheus surdo desde nascença, com a facilidade de manuseio do aplicativo Pedro e Matheus conseguir agora ser comunica com facilidade como ir a banheiro, estou fome quero ver TV, amo você.
A professora Helena Sousa afirma que atividade foi bem aceita tanto pelo aluno como o demais profissionais da instituição e tem gerando motivação na comunidade. Os dispositivos legais garantem o suporte de acesso e permanência à escola regular. Hoje o Hand Talk tem sido manuseado diariamente em nossa atividade escolar, uma das principais atividades que a instituição tem desenvolvido na comunidade é “Mão que Ajudam” que trás crianças de escola pra PCD Pessoa com deficiência para à escola regular, o objetivo e fazer à inclusão dessas pessoas na sociedade como ajuda dos Pais e da secretaria do município tem sido referência para as escolas locais. No que diz respeito Hand Talk e o acesso ao conhecimento pelo aluno surdo inserido em turma regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário