‘Hand
Talk é uma
ferramenta para inclusão social das crianças surda.’
RENATA GLEICE DE ARAUJO RU: 1398006
PAP- LUCAS DO RIO VERDE MT.
22/08/2017
Na
Escola Municipal Major José Amarante localizado em Lucas do rio verde- MT, Esta matriculado
10 de alunos de inclusão do 4° a 8° Ano, a professora Helena Sousa pós graduada
e história tinha dificuldade e lecionar para crianças com deficiência auditiva
e fala levantou ideia de incluir um
aluno surdo em sala de aula regular e fazer uso de um aplicativo em dispositivo
móvel para facilitar a inclusão. Foi feita uma atividade com a turma regular e
o aluno surdo usando o aplicativo Hand
Talk, no período de Março de 2017.
A
escola Major José Amarante precisa
facilitar a comunicação entre a criança surda e o espaço em que ela está
inserida, usou como ferramenta
pedagógica o aplicativo Hand Talk foi percebido que o aluno, por não se
comunicar como os demais colegas. A princípio usou-se o dispositivo com o aluno
em particular, num momento específico da aula, para atendê-lo individualmente,
para aprender a manipular e conhecer o aplicativo.
Num
segundo momento, foi realizada uma atividade com os nomes de pessoas, um personagem 3D “Hugo” que movimenta- se
ao se tocar na tela arrastando o dedo, ele gira, pisca os
Olhos e com as
mãos prontas a fazerem os sinais, o que foi motivando os alunos a quererem
apreender os sinais para ajudar o aluno surdo.
Os resultados
positivos trouxe aprendizagem tanto dos alunos do ensino regular como do aluno
surdo, teve a oportunidade de conhecer sinais importantes para sua vida em
sociedade, o que amenizou os conflitos no ambiente escolar.
Tendo considerado o aplicativo uma ferramenta para inclusão social das
crianças surda e
Disposto conforme a lei n° 191218/17. Torna-se
importante considerar o processo de alfabetização de crianças com deficiência auditiva.
Tendo
assim as crianças tem tido o maior facilidade contato no ambiente familiar com
o mundo, assim relato à dona Francisca Maria dos Santos, mãe de Pedro e
Matheus surdo desde nascença, com a facilidade de manuseio do
aplicativo Pedro e Matheus conseguir agora ser comunica com facilidade como ir
a banheiro, estou fome quero ver TV, amo você.
A
professora Helena Sousa afirma
que atividade foi bem aceita tanto pelo aluno como o demais profissionais da
instituição e tem gerando motivação na comunidade. Os dispositivos legais
garantem o suporte de acesso e permanência à escola regular. Hoje o Hand Talk
tem sido manuseado diariamente em nossa atividade escolar, uma das principais
atividades que a instituição tem desenvolvido na comunidade é “Mão que Ajudam”
que trás crianças de escola pra PCD Pessoa com deficiência para à escola
regular, o objetivo e fazer à inclusão dessas pessoas na sociedade como ajuda
dos Pais e da secretaria do município tem sido referência para as escolas locais. No que diz respeito Hand Talk e o
acesso ao conhecimento pelo aluno surdo inserido em turma regular.
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