quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Programa para inclusão de cegos é instalado em escola Mato-Grossense

         Programa para inclusão de cegos é instalado em escola                                               Mato-
Grossense

Por (Victória Martins 1322542, Karoline Araujo 1322544 Mikaely Santos 1357907 e Andreza Quirino 1366285)
P.A.P- Lucas do Rio Verde
Data 25/08/2017
                     Fonte: http://tecnologias-aula.blogspot.com.br/2011/04/dosvox.html

Com a utilização de um sistema revolucionário denominado Dosvox, escola particular instala computadores para deficientes visuais, através de um procedimento de comunicação entre máquina e usuário, que permite o acesso e a inclusão digital dos portadores desta deficiência.

A escola privada Brandenburg situada no interior do Mato-grosso, que abriga cerca de 1.200 alunos, conta com a quantidade total de três estudantes portadores da deficiência visual. Ao se depararem com essa situação, professores, pedagogos e todo o concelho de gestão educacional da instituição, tomaram a iniciativa de implantarem um sistema de computação que pudesse auxiliar na qualidade de vida destes estudantes do 5º ano do ensino fundamental.

O programa é de variável aplicação e pode ser facilmente manuseado, decorrente o seu sistema de síntese de voz, ou seja, ao maneja-lo o utilizador recebe informações audíveis daquilo que está sendo executado, disponibilizando um conjunto de ferramentas, como por exemplo, editor de textos, calculadora, jogos didáticos, leitor de telas, uso de internet, sistema de guia disponibilizado na língua português, agendas, gravador de som, entre outros.

Após a tão desejada instalação, alguns dos alunos com esse tipo de necessidade especial, relatam que anteriormente sem o manuseio do PC, fazer as atividades ministradas pelos professores era como verdadeiras pistas cheias de obstáculos, sem contar que em momentos de brincadeiras, como por exemplo, “O jogo da forca”, simplesmente era impossível atingir a participação com os demais colegas da classe.

Eduardo Pinheiro, de apenas 10 anos de idade e cego de nascença é um dos alunos que se beneficiou com o uso do sistema Dosvox. Em sua descrição ele relata que jamais imaginaria que um dia estaria por “dentro” das aulas lecionadas, muito menos conseguir fazer, provas, atividades complementares, navegar na internet e estar por dentro do mundo virtual. Segundo ele, só vence na vida quem está determinado no que faz e obtém apoio de familiares, amigos e de outrem que direta e indiretamente lhes dão apoio. Ele finaliza pronunciando a seguinte frase: “A vida é cheia de obstáculos, o importante é vencer cada um deles, a única coisa que eu peço é a compreensão de meus colegas e amigos e o respeito de cada um deles”.

Fabiana de Assis, pedagoga e auxiliar de informática da própria instituição, relata que a intenção da escola ao aderirem o software é de interagir, incluir os alunos no meio educacional e disponibilizar um melhor andamento no processo de ensino e de resoluções de atividades através de seus meios de aplicações, contribuindo tanto para os estudantes quanto para os professores.

Para ela é necessário que todo o concelho educacional e pais devam estar por dentro de toda a transição que ocorre a partir do momento da instalação do programa, pois é de fundamental importância que nesse processo ambos conheçam os resultados da tecnologia em questão do uso sobre os alunos.

A pedagoga relata que a principio haverá aulas complementares para a aprendizagem do funcionamento da plataforma, já que é um sistema computacional, é necessário que o usuário, neste caso os invisuais, decorem e aprendam utilizar o PC, sendo que o mesmo disponibiliza uma estrutura de memorização e teste de teclado.

Ao implantar esse método simples e eficaz as demais escolas da região sentiram-se motivadas a aplicar esta ferramenta, cuja própria desenvolveu-se na universidade carioca UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), por Marcelo Pimentel, estudante do curso de informática e portador da deficiência. No intuito de facilitar no processo de independência e estimulação para lidar diretamente com a plataforma computadorizada, a instituição cedeu alguns equipamentos e uma sala pequena onde poderiam ser efetuados os andamentos do projeto.

Segundo dados do IBGE “no Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão, segundo dados da fundação com base do Censo 2010,feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas”. Sabe-se, por tanto que a real situação é de que são necessárias as inclusões escolares no contexto prático educacional brasileiro e que muitos profissionais da docência não estão preparados para esse tipo de impacto nas salas de aulas, muito menos saber inclui-los nas demais atividades escolares proporcionadas pela instituição vigente.

Através destas informações o diretor da instituição Brandenburg, explica que o fato de haver o processo de inclusão nas escolas, é justamente objetivado a mostrar para a sociedade que ninguém é igual a ninguém e que a intenção é possibilitar a aprendizagem, a livre expressão de princípios e incorporar o indivíduo na vida comunitária e não apenas aprender o mesmo conteúdo que os outros alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário