sexta-feira, 15 de setembro de 2017

NOVA REALIDADE VIRTUAL PARA ALUNOS DE INCLUSÁO


Por: Pabola Ficagna RU:599153; Callinny Kelly B. A. da Cunha RU:1393979; Daiani Cristina K. da Silva RU: 1403027.    PAP - Lucas do Rio Verde - Mt.

24/08/2017.
                                                        

Fonte: http://www.desafiosdaeducacao.com.br



Imagine poder inserir o acesso facilitado a internet a alunos com necessidades especiais?  Controlar o cursor do mouse pelos movimentos da cabeça, possibilitando o uso de computadores pessoais, garantindo autonomia para os mesmos? O headmouse juntamente com o teclado virtual permite que pessoas com mobilidade reduzida ou tetraplegia controlem através de movimentos da cabeça o cursor do mouse, que através do software interpreta os gestos faciais e piscar de olhos, fazendo assim com que o utilizem de uma maneira natural e intuitiva. E para completar, o teclado virtual garante a possibilidade de redação e produções de textos sem utilizar as mãos, pois capta os movimentos faciais e reaplica no teclado virtual.
 As escolas estão cada vez mais, inserindo ferramentas tecnológicas em sala de aula, como por exemplo a Escola Municipal Alegria de Viver, com a professora de língua portuguesa Sandra Maria lecionando alunos do 5º Ano, com idade entre 10 e 11 anos do ensino fundamental, observando as dificuldades de um dos seus alunos deficiente físico portador de tetraplegia, decidiu buscar algo que o ajudasse em sala de aula e também fora dela, após algumas buscas encontrou esses aplicativos que poderia ser facilmente utilizados em sala de aula, objetivando a inclusão do aluno portador de necessidades especiais, a professora trouxe para sala de aula o aplicativo demonstrando a todos a facilidade e a acessibilidade com a tecnologia.
O aplicativo é utilizado na sala da professora Sandra Maria, com o aluno portador de tetraplegia onde em sala já possui computador e equipamentos como cadeiras e mesas adaptadas a necessidade do aluno, ele utiliza do aplicativo para produção de textos, como também as demais atividades sem nenhum prejuízo em seu aprendizado, fazendo assim com que a aprendizagem seja igualitária aos demais. Mas, infelizmente devido a falta de aparelhos tecnológicos que possibilitem o uso da internet em sala de aula, a falta de formação continuada dos professores, nem todas as escolas oferecem ou possuem os recursos necessários para uma inclusão de boa qualidade.
Os avanços tecnológicos nos surpreendem a cada dia, afinal a realidade virtual está entre nós, e atualmente a maioria da população utiliza das vantagens de algumas dessas tecnologias, possibilitando as pessoas com essa deficiência de serem incluídas no mercado de trabalho. Não podemos esquecer de que o contato humano ainda é uma das melhores formas de aprendizagem e de amor.                                                                                                                                         

A descoberta deste aplicativo se deve a diversas pesquisas realizadas pela empresa espanhola Indra, em conjunto com a Fundação Adecco e a universidade de Lleida, na Espanha, esse aplicativo pode ser adquirido através do Portal dos Correios, no site da Indra onde se encontram os softwares pra dowloads grátis, o aplicativo pode ser instalado em qualquer computador equipado com webcam de baixo custo; uma vez instalado não necessitará de ajuda de terceiros para manusear ou configurar o mesmo, e nem de formação para o manuseio, possibilitando assim uma total independência ao usuário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário