ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DA
INCLUSAO ESCOLAR
Por: Alzerina da Silva Ferreira Aguiar – RU:1505666
Polo – Lucas do Rio
Verde - MT
Data 12/09/2017
A escola O Saber é Luz, na cidade de
Lucas do Rio Verde – MT, destacou-se no trabalho de inclusão, pelo atendimento além da estimativa da demanda
de alunos com necessidade
especiais. A professora da 1ª série do
ensino fundamental, ministrou uma palestra para os pais, e abriu espaço aos demais que se interessassem em assisti-la. A proposta da palestra era divulgar
o trabalho da escola, e também esclarecer como é possível
desenvolver o processo de inclusão de forma simples, e poder aplicar
esse atendimento. Ela citou o exemplo da
sua sala com o número de 28 alunos, entre os quais três apresentam dificuldades
para escrever, por inabilidade de manusear o lápis. Nesse contexto foi abordado
à aplicabilidade da Tecnologia Assistiva. Na ocasião do evento divulgou-se também, o suporte utilizado
pelos alunos no auxílio da escrita. As fotos
acima são alusivas ao trabalho da
professora em sala de aula . Essa
estratégia ela encontrou pesquisando na internet, é o que se chama de
adaptação. “Descrição das fotos: Foto 1
(esquerda) - Recurso que auxilia a escrita. Na imagem visualiza-se uma bola de
espuma furada com um lápis encaixado neste orifício. Foto 2 (direita) - O aluno
pega o lápis especial e escreve. Uma mão segura a bola de espuma que molda-se
facilmente a ela, facilitando a preensão”. Segundo a palestrante, recursos como
esse e muitos outros, são de fácil acesso, e podem até ser elaborados na escola. São estratégias simples e eficientes, para auxilio das pessoas que possuem restrições de suas habilidades por algum tipo de deficiência. E
muitas delas deixam de serem beneficiadas
por falta de informações. “A Tecnologia Assistiva é um recursos, é a
estratégia, é a aplicação do conhecimento para resoluções de dificuldade
funcionais de pessoas com deficiência. Há 40 mil salas multifuncionais com recursos
que favorecem a inclusão, mas não basta o recurso, é preciso o serviço. Muitos recursos são gratuitos, mas as
pessoas não sabem que existem. O último senso do IBGE divulgou 45 milhões e
60 mil pessoas que possuem algum tipo de deficiência, o que significa 24% da
população”. A tecnologia Assistiva, tem outras terminologias como : “ajudas técnicas”, “tecnologia de apoio”,
“tecnologia adaptativa” e adaptações”. A professora frisou que a falta de
informação, leva às pessoas a acreditarem que ao falar em tecnologia, tudo
tem que ser sofisticado e ligado ao computador, ao contrário dessa crença , todo suporte que soluciona uma necessidade,
por mais simples que seja é uma tecnologia assistiva. A palestra encerrou-se estendendo um convite
aos interessados no assunto, para compartilhar conhecimentos e assim, juntos contribuírem para à educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário