terça-feira, 12 de setembro de 2017

Estratégias Tecnológicas no contexto da inclusão escolar





ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DA INCLUSAO ESCOLAR

Por: Alzerina da Silva Ferreira Aguiar – RU:1505666
Polo – Lucas do Rio Verde - MT
Data 12/09/2017


            A escola O Saber é Luz, na cidade de Lucas do Rio Verde – MT, destacou-se  no  trabalho de inclusão, pelo  atendimento além da estimativa da  demanda    de alunos com necessidade especiais.  A professora da 1ª série do ensino fundamental, ministrou uma palestra para os pais, e abriu espaço aos  demais que se  interessassem  em assisti-la.  A proposta da palestra era   divulgar o trabalho  da escola,  e também    esclarecer como é  possível  desenvolver o processo de inclusão de forma simples, e poder   aplicar esse atendimento.  Ela citou o exemplo da sua sala com o número de 28 alunos, entre os quais três apresentam dificuldades para escrever, por inabilidade de manusear o lápis. Nesse contexto  foi  abordado à   aplicabilidade da Tecnologia  Assistiva.     Na ocasião do evento divulgou-se também, o  suporte  utilizado  pelos alunos  no auxílio da escrita.  As fotos  acima são alusivas ao trabalho da  professora em sala de aula .  Essa estratégia ela encontrou pesquisando na internet, é o que se chama de adaptação. “Descrição das fotos: Foto 1 (esquerda) - Recurso que auxilia a escrita. Na imagem visualiza-se uma bola de espuma furada com um lápis encaixado neste orifício. Foto 2 (direita) - O aluno pega o lápis especial e escreve. Uma mão segura a bola de espuma que molda-se facilmente a ela, facilitando a preensão”. Segundo a palestrante, recursos como esse e muitos   outros,  são de fácil acesso, e  podem até ser elaborados na escola.  São estratégias simples e eficientes, para  auxilio das pessoas que possuem  restrições de suas  habilidades por algum tipo de deficiência. E muitas delas deixam de serem  beneficiadas por falta de informações.  “A Tecnologia Assistiva é um recursos, é a estratégia, é a aplicação do conhecimento para resoluções de dificuldade funcionais de pessoas com deficiência.  Há 40 mil salas multifuncionais com recursos que favorecem a inclusão, mas não basta o recurso, é preciso o serviço.  Muitos recursos são gratuitos, mas as pessoas  não sabem que existem.  O último senso do IBGE divulgou 45 milhões e 60 mil pessoas que possuem algum tipo de deficiência, o que significa 24% da população”.  A tecnologia Assistiva,  tem outras terminologias como :  “ajudas técnicas”, “tecnologia de apoio”, “tecnologia adaptativa” e adaptações”.  A professora frisou que a falta de informação, leva às  pessoas a  acreditarem que ao falar em tecnologia, tudo tem que ser sofisticado e ligado ao computador, ao contrário dessa crença  , todo suporte que soluciona uma necessidade, por mais simples que seja é uma tecnologia assistiva.  A palestra encerrou-se estendendo um convite aos interessados no assunto, para compartilhar conhecimentos e assim, juntos  contribuírem  para à educação.



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